Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O que fazer para acabar com o rancor?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
zuppi-e-rabbia-1.png

Rai Yotube

Gelsomino Del Guercio - publicado em 06/07/22

Só há uma maneira de realmente apagar a doença espiritual do rancor, diz o Cardeal Matteo Zuppi

Só há uma maneira de realmente acabar com o rancor que nutrimos em relação a outras pessoas. O Cardeal Matteo Zuppi, o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana, considerado por muitos como sendo “papabile” (um bom candidato para se tornar Papa), explica este “remédio” no seu livro “Guarire le malattie del cuore” (“Curar as Doenças do Coração”).

O rancor, diz o Cardeal Zuppi, é uma das doenças espirituais que nós próprios cultivamos com cuidado, por mais contraproducente que seja. Na verdade, cega a nossa visão, de tal forma que não conseguimos ver nada a não ser o mal que sentimos ter sofrido (que por vezes só existe na nossa própria imaginação).

Esta “doença do coração” é como uma onda do mal, que submerge tudo e da qual é muito difícil libertarmo-nos. Acreditamos que a injustiça que temos sofrido justifica os nossos sentimentos negativos. Se não for removida, esta semente do mal continuará a crescer nos nossos corações.

Uma doença espiritual de longa duração

O rancor, acrescenta o presidente dos bispos italianos, muitas vezes cria raízes sem consequências imediatas, permitindo-nos sentir bem conosco próprios; dizemos a nós próprios que não odiamos a pessoa, apenas a evitamos. “Não tenho nada contra ele, mas não o quero ver nem falar com ele”, dizemos nós. “Acabei de deixar de dizer olá”.

Não é fácil livrar-se do rancor, diz o Cardeal Zuppi. E não é de modo algum automático, porque renunciar aos nossos ressentimentos parece implicar violência para nós próprios. Fazê-lo exige muita perseverança. O rancor esconde-se nas insatisfações do nosso coração e instala-se facilmente. É também por isso que devemos perdoar sem reservas e sem o condicionar ao comportamento ou compensação do agressor.

Um exercício que requer esforço

Na verdade, só o perdão pode realmente ajudar a encontrar justiça. O rancor e o ressentimento escondem-se no medo, no sentimento de injustiça sofrida e mesmo no apego trivial às próprias convicções. O perdão, precisamente por causa disto, é um exercício e requer esforço, de modo que pouco a pouco o que no início parece impossível se torna fácil. Vale a pena perdoar! Só o perdão nos liberta do mal que sofremos: este é o único remédio possível para derrotar o rancor.

Setenta vezes sete é a medida infinita do perdão indicado por Jesus, libertando-nos de cálculos e limitações. A única forma de perdoarmos sempre é se amamos, porque só o amor rejeita todas as medidas e limites, como um pai ou uma mãe que acolhe sempre os seus filhos. O amor cobre todas as coisas, acredita em todas as coisas, suporta todas as coisas. Tudo. É também por isso que Jesus recomenda que perdoemos “do coração” (Mt 18,35).

As coisas a evitar

O perdão, então, sublinha o Cardeal Zuppi, nunca é um assunto abstrato, mas está sempre muito relacionado com a forma como vivemos toda a nossa vida. Se não ouvirmos Jesus, se não o deixarmos amar-nos e se não o amarmos, se rezarmos pouco, se vivermos centrados em nós próprios, será sem dúvida mais difícil escolher o perdão, e acabaremos por nos transformar em vítimas do rancor e do ressentimento.

A retrospectiva, por outro lado, tornada pura pelo perdão, ajudar-nos-á a ter uma memória sábia do mal que sofremos ou causamos, para que possamos combatê-lo mais eficazmente e saber como reconhecê-lo, mas sem entrar no perigoso labirinto do rancor. Ficaremos felizes com o dom imerecido do perdão que, quanto mais o dermos aos outros, mais saberemos receber por nós próprios.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
DepressãoPsicologiaraiva
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia