Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Astrônomos do Vaticano reagem com entusiasmo às observações do telescópio James Webb

WEBB

@NASAwebb

I. Media - publicado em 14/07/22

O telescópio começou a fornecer imagens de galáxias a bilhões de anos-luz de distância com uma precisão sem precedentes

“Estamos muito felizes em descobrir as novas imagens do telescópio James Webb”, disse o diretor do Observatório do Vaticano, o jesuíta americano Guy Consolmagno, em uma declaração de 13 de julho de 2022.

O telescópio espacial, lançado da base de Kourou na Guiana Francesa em 25 de dezembro de 2021 após mais de 30 anos de preparação, está agora a 1,5 milhões de quilômetros da Terra e começou a fornecer imagens de uma precisão sem precedentes de galáxias a bilhões de anos-luz de distância.

“As imagens são de tirar o fôlego”, afirma o Irmão Consolmagno, que vê as primeiras observações como “uma antecipação tentadora do que poderemos aprender sobre o universo com este telescópio no futuro”.

O jesuíta americano – que é consagrado, mas não sacerdote – une ciência e espiritualidade, escrevendo que “as imagens são um alimento necessário para o espírito humano. Não se vive só de pão, especialmente nestes tempos”, observa ele.

O Irmão Consolmagno também vê o sucesso deste projeto da NASA, desenvolvido em colaboração com as agências espaciais europeias e canadenses, como “uma homenagem ao poder do espírito humano, ao que podemos fazer quando trabalhamos juntos”.

“A ciência na qual este telescópio se baseia é nossa tentativa de usar nossa inteligência dada por Deus para entender a lógica do universo”, explica o jesuíta. Ele destaca ainda que, através destas imagens, “é a criação de Deus que nos é revelada, e nela podemos ver tanto Seu incrível poder quanto seu amor pela beleza”.

Clique na galeria abaixo para ver as imagens impressionantes.

Espectroscopia, um método fundado por um jesuíta

O Irmão Consolmagno também está “particularmente fascinado por ver o primeiro espectro de vapor de água na atmosfera de um planeta extra-solar”, uma observação sem precedentes possibilitada pelo telescópio James Webb.

Ele lembra que as primeiras medidas espectrais da atmosfera dos planetas foram feitas há 150 anos por um jesuíta italiano, Padre Angelo Secchi (1818-1878), que instalou um telescópio no telhado da Igreja de Santo Inácio, em Roma. “Só posso imaginar como ele teria ficado feliz em ver como esta ciência, da qual ele foi um dos pioneiros, está agora sendo aplicada a planetas desconhecidos orbitando estrelas distantes”, diz o irmão Consolmagno.

O Observatório do Vaticano, cujas origens remontam ao século XVI, é uma das instituições mais prestigiadas do mundo no campo da pesquisa astronômica.

Devido à poluição luminosa causada pela proximidade da cidade de Roma, seu trabalho não se baseia mais nas observações feitas pelo telescópio de Castel Gandolfo, mas é realizado utilizando um poderoso telescópio instalado perto de Tucson, no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Esta recolocação fortaleceu os laços entre esta instituição jesuíta e o mundo acadêmico americano.

Tags:
CiênciaCriaçãoDeus
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia