Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Associação de Padres da Nigéria denuncia: “viramos uma espécie ameaçada”

NIGERIA

Aid to the Church in Need

Francisco Vêneto - publicado em 18/07/22

Só na primeira semana de julho, foram 5 sequestros de padres: 3 deles foram assassinados pelos criminosos

A infindável onda de violência contra católicos no país mais populoso da África, incluindo ataques a igrejas, sequestros e assassinatos, levou a Associação dos Padres Católicos Diocesanos da Nigéria a denunciar: “viramos uma espécie ameaçada”.

Mediante nota divulgada pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), os sacerdotes afirmaram que “é realmente triste” o grau de risco sofrido todos os dias pelo clero do país “no decorrer das suas atividades pastorais normais”.

De fato, a própria AIS registra que um mínimo de 18 padres católicos foram sequestrados na Nigéria só neste ano, com agravamento dramático da já difícil situação na última quinzena: só na primeira semana de julho, foram 5 sequestros de padres. Três deles foram assassinados pelos criminosos.

A Associação dos Padres Católicos Diocesanos da Nigéria informa:

“Temos tentatado clamar ao governo em vários níveis, mas, como a Conferência Episcopal já observou, está bem claro que o governo vem falhando no seu dever primordial de proteger a vida dos cidadãos nigerianos”.

A situação de grave insegurança e aberta perseguição anticristã se arrasta há tanto tempo que um bispo nigeriano chegou a resumi-la com esta frase que deu a volta ao mundo:

“Estão matando cristãos como frangos”.

Mesmo assim, os padres diocesanos reafirmaram o seu compromisso “com a defesa da vida e da paz”, colocando “diante do altar de Deus a gratidão, o cuidado, as preocupações e os pedidos dos fiéis e os nossos”. Eles completam:

“Fomos chamados e enviados para pregar a boa nova aos pobres, dar liberdade aos cativos, libertar os oprimidos, curar os de coração partido, sanar as feridas… Estivemos cumprindo este chamado e vamos continuar cumprindo”.

A associação exortou todos os padres a se realizarem juntos uma semana extraordinária de oração e jejum, adoração eucarística e oração do terço, o que foi realizado entre a última segunda-feira e o recente fim de semana. Esta iniciativa não cancelou os demais compromissos e programas pastorais já em andamento nas dioceses.

Tags:
PadresPerseguiçãoViolência
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia