Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 26 Setembro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

França: mais um ex-sacerdote anglicano é ordenado padre católico

Sacerdócio católico

SPboy13 | Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 18/07/22

A esposa e o filho do pe. Raine já eram católicos havia anos

O ex-sacerdote anglicano, Stephen Raine, de 73 anos de idade, foi ordenado padre católico na diocese francesa de Angoulême no último dia 3 de julho. O britânico se converteu ao catolicismo após exercer o ministério como sacerdote anglicano durante quase 30 anos.

Raine deixou o ministério anglicano em 2014, ao se aposentador, e passou a morar na França em 2016 com a esposa e o filho, que já eram católicos havia muitos anos. Em 2018, o próprio Raine renunciou ao anglicanismo e deu início ao seu caminho formal de adesão à Igreja Católica. Recebeu pouco depois o sacramento da confirmação. Nessa época, já sentia o desejo de se tornar sacerdote católico.

Em 2022, o bispo de Angoulême, dom Hervé Gosselin, encaminhou ao Papa Francisco a “petitio” necessária para que fosse autorizada a ordenação sacerdotal de Raine.

Trata-se de um documento específico, direcionado aos cuidados da Congregação para a Doutrina da Fé, no qual se solicita a ordenação sacerdotal católica de um ex-sacerdote anglicano casado que tenha se convertido à Igreja. Esse documento já prevê a dispensa do celibato para esses ministros anglicanos, que, mesmo estando casados, manifestam o desejo de receber a ordenação sacerdotal católica.

A previsão para esse tipo de caso, que vem crescendo notavelmente ao longo dos anos, consta na constituição apostólica “Anglicanorum Coetibus”, do Papa Bento XVI. O mesmo pontífice também erigiu em 2011 a prelatura de Nossa Senhora de Walsingham, para acolher na Igreja os ex-ministros convertidos do anglicanismo.

Tags:
ConversãoPadressacerdocioVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia