Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que você não precisa de um sinal de Deus

SMUTEK

fizkes | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 20/07/22

Por trás da busca de sinais há uma grande tentação de evitar assumir responsabilidades

“Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.”

(Mt 12,38)

Não há nada mais humano do que o pedido desses escribas e fariseus. Na verdade, cada um de nós ao longo da vida busca “evidências” para confirmar uma crença ou outra. Mas Jesus parece desafiar essa atitude, talvez porque saiba muito bem que, muitas vezes, por trás da busca de sinais há uma grande tentação de recusar assumir responsabilidades. Isso significa que, quando não temos 100% de certeza sobre algo, nunca nos comprometemos totalmente com isso.

Começamos a raciocinar assim: “Se eu tivesse certeza de que essa mulher é exatamente a mulher da minha vida, eu me casaria com ela, mas como não tenho certeza, então podemos ir devagar sem nos comprometermos”. Ou: “Se eu tivesse a prova de que Deus realmente existe, então teria uma vida de fé regular, mas como não tenho a prova incontestável, busco a Deus quando tenho vontade”. Há ainda aquele pensamento: “Se eu tivesse um sinal que me dissesse claramente o que fazer, eu faria isso, mas é sempre totalmente ambíguo, então não faço nada decisivo”.

O Evangelho quer nos dizer que não podemos delegar nossas escolhas a sinais, e que um sinal que nos tira da vertigem da liberdade é indesejável, porque, embora pareça nos dar certezas, na verdade nos aniquila como pessoas. 

De fato, quantos milagres Jesus realizou em Sua vida? No entanto, quando chegou a hora da cruz, ninguém que havia recebido esses milagres estava lá por ele.

Tags:
BíbliaJesusMilagre
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia