Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Um truque original para tirar as crianças da frente das telas

the-tablet-g68e37a062_1920.jpg

Victoria_Art / Pixabay 10448

Sarah Robsdottir - publicado em 20/07/22

Smartphone, tablet, computador, televisão… Aqui está uma solução divertida e original para desligar-se deles. Um método inspirado por Maria Montessori

Um excesso de dispositivos digitais invadiu a nossa vida quotidiana, fazendo-nos passar cada vez mais tempo em frente das telas. De acordo com o jornal Le Figaro, as pessoas passam mais de 60% do seu tempo livre em frente das telas. Face a esta sobre-exposição, várias alternativas podem ser postas em prática, incluindo ter algumas revistas, livros ou jogos espalhados pela casa.

Como flores coloridas espalhadas num campo que atraem a atenção, livros, revistas, sudokus ou jogos recém-adquiridos criam um ambiente propício à desconexão de gadgets digitais. Para criar isto em casa, não é difícil encontrar revistas que o seu cônjuge ou filhos estejam interessados (desde revistas específicas a quadrinhos, entre outros) e espalhá-las por toda a casa.

Um método recomendado por Maria Montessori

E agora, em vez de mergulhar no seu smartphone à noite, o cônjuge está a devorar a sua revista preferida sobre história ou automobilismo. E isto sem sequer se aperceber onde está o seu telemóvel. Entretanto, os mais novos podem fazer juntos um novíssimo puzzle. E à noite, todos podem jogar um jogo de tabuleiro. Para garantir que estas noites ou tardes sem telas se prolonguem no tempo, é necessário atualizar regularmente as revistas e os jogos.

Maria Montessori, uma educadora católica do início do século XX e pioneira no desenvolvimento de métodos de ensino inovadores baseados na observação e compreensão, propôs este método para que as crianças estivessem num ambiente seguro e fascinante com oportunidades de aprendizagem prática.

Tags:
EducaçãoFilhosInternettecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia