Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Duas igrejas de São Miguel escapam “milagrosamente” de terríveis incêndios florestais

Mont-Saint-Michel de Brasparts

Little Think Tank | Twitter

Cerith Gardiner - publicado em 22/07/22

As chamas chegaram bem perto das igrejas; edifícios ainda estão de pé graças aos bombeiros e a uma pequena ajuda do Céu

A recente onda de calor que atingiu a Europa resultou em mais de 1.500 pessoas mortas. Também provocou terríveis incêndios florestais, que destruíram milhares de hectares de terra. No entanto, houve algumas histórias incríveis de igrejas que escaparam por pouco desses incêndios.

Com temperaturas chegando a 40ºC na França, algumas áreas ficaram vulneráveis ​​a incêndios florestais. No domingo, 1.500 hectares foram consumidos pelo fogo ao redor da Abadia de Saint-Michel de Frigolet.

A abadia do século XII, que fica na costa sul da França, abriga a Ordem dos Cônegos de Prémontré, ou Premonstratenses, e recebe peregrinos, bem como visitantes não religiosos que desejam um momento de descanso. No domingo, os monges tiveram que fugir de casa quando o fogo se aproximou rapidamente de suas paredes.

Felizmente, os bombeiros trabalharam incansavelmente para salvar o local histórico.

O porta-voz dos bombeiros franceses postou algumas fotos aéreas três dias após o incêndio. As imagens mostram não apenas a gravidade do incêndio, mas o quão perto a abadia chegou de ser destruída:

A abadia é dedicada a São Miguel Arcanjo. E o poderoso intercessor também parecia estar a postos em outro edifício religioso – também dedicado a ele – na costa oeste da França.

A capela fica no topo do Mont Saint-Michel de Brasparts e esteve perto de ser engolida pelas chamas. O local escapou do incêndio por causa dos ventos favoráreis e, claro, pela intercessão de São Miguel.

Como você pode ver na impressionante imagem abaixo, os 1.700 hectares que cercam a capela do século XVIII foram completamente destruídos pelo fogo, mas graças aos 260 bombeiros que estavam presentes no auge do incêndio, as chamas foram extintas a apenas alguns metros da capela.

Embora os bombeiros tenham feito um trabalho incrível mantendo esses edifícios históricos sãos e salvos, talvez eles também tenham recebido uma pequena ajuda de um dos arcanjos mais poderosos, que aliás é o Guardião da Igreja Católica.

Tags:
EuropaigrejasNaturezaSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia