Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Abraham Lincoln foi uma estrela como pai: aqui está o seu estilo

Abraham Lincoln

Wikimedia Commons

Theresa Civantos Barber - publicado em 24/07/22

Lincoln foi notável em muitas coisas, inclusive no seu estilo como pai. Mas ele teve de superar muitas dificuldades para alcançar isso

É difícil não ficar um tanto obcecado por Abraham Lincoln quando se começa a aprender sobre a sua vida.

Mais de 15.000 livros foram escritos sobre ele, mais do que qualquer outra pessoa na história mundial, com a exceção, é claro, de Jesus.

Como é que um homem que frequentou a escola durante menos de um ano se tornou um escritor tão eloquente e um pensador brilhante? O que levou um homem que cresceu na pobreza extrema a tornar-se um estadista e líder internacional? Como é que um homem que sofreu tanto permaneceu compassivo e gentil, ao invés de ter se tornado ressentido e amargo?

Trajetória

Tudo na sua vida adulta foi quase o oposto dos seus primeiros anos de vida. Talvez uma das maiores diferenças tenha sido a forma como ele criou os seus filhos.

Lincoln foi abençoado com uma mãe maravilhosa, Nancy, da qual uma vez disse: “Tudo o que sou, ou espero ser, devo à minha mãe, um anjo”.

Mas Nancy morreu quando Abraão tinha apenas nove anos, e o seu pai era muito diferente de Nancy. De fato, Thomas Lincoln era duro, antipático e muitas vezes zangado.

Durante a adolescência de Abraham, quando assumiu maiores responsabilidades de trabalho, o seu pai foi duro com dele. Nunca compreendendo totalmente o desejo do seu filho de ler e aprender, Thomas repreendeu Abraham, tachando-o de “preguiçoso” e era conhecido por enxotá-lo sempre que o apanhava a ler livros. Consequentemente, quando Thomas Lincoln morreu em 1851, o seu filho não compareceu ao funeral.

A hostilidade do seu pai à educação de Abraham torna ainda mais impressionante que ele tenha sido capaz de se educar e de se tornar advogado e político. Mas ainda mais impressionante é a forma como ele reagiu ao tratamento do seu pai.

Gentileza e respeito

Em vez de continuar o ciclo de menosprezo, Lincoln decidiu ser tão diferente quanto possível do seu pai. Ele era o que hoje chamaríamos um “quebra-ciclo”.

Um “quebra-ciclo” é alguém que reconhece traços prejudiciais ou disfuncionais que existem na cultura da sua família e decide desfazer-se desses traços e trocá-los por algo diferente.
Abraham mudou o padrão de paternidade na sua família.

Nesse sentido, Lincoln passou a dedicar a sua energia e esforços para se tornar um pai gentil e respeitoso.

A sua esposa, Mary Lincoln, escreveu: “[Abraham Lincoln] era o mais bondoso e carinhoso marido e pai do mundo”.

Onde o seu pai era severo e punitivo, Abraham era gentil e compreensivo. Onde o seu pai rejeitou os seus interesses, Abraham abraçou aquilo que os seus filhos amavam.

Amor pelos filhos

O seu companheiro no Direito, William Herndon, escreveu uma vez: “Ele adorava os seus filhos e o que eles adoravam; amava o que eles amavam e odiava o que eles odiavam”.

Para ser claro, o seu estilo de paternidade, embora amorosa e gentil, não era permissiva. Lincoln era firme em manter limites quando os seus filhos precisavam da sua orientação. O seu antigo parceiro no Direito recorda:

O gosto do Sr. Lincoln pelos seus filhos não conhecia limites. Quase lhe partiu o coração usar a sua autoridade paterna para corrigir as suas ocasionais demonstrações de temperamento ou insubordinação; mas quando a ocasião exigia o sacrifício, demonstrou grande firmeza ao ensinar-lhes a mais estrita obediência.

Virtudes

Firmeza e ternura; amor incondicional e respeito atencioso. Estas virtudes intemporais são tão importantes para os pais agora como o eram no século XIX.

Podemos aprender de Lincoln a ser pais calmos e pacíficos, porém com autoridade. Ou, como o próprio Sr. Lincoln sempre disse, num sentimento que transcende os séculos, “o amor é a corrente pela qual se prende uma criança aos seus pais”.

Conhecemos Lincoln, o presidente, e Lincoln, o emancipador. Mas será que conhecemos Lincoln, o pai exemplar?

Como muitos pais e mães hoje em dia procuram um estilo pacífico e positivo, um estilo que mescle gentileza e respeito com limites claros, talvez este lado de Lincoln seja aquele que mais queremos conhecer.

Tags:
EducaçãoFamíliaFilhosVirtudes
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia