Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Prelatura do Opus Dei agora confiada ao Dicastério para o Clero

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
ESCRIVA DE BALAGUER

Oficina de información del Opus Dei

I. Media - publicado em 25/07/22

Indispensável: seu Boletim Direto do Vaticano de 25 de julho de 2022
  • A Prelatura do Opus Dei agora confiada ao Dicastério para o Clero
  • O Bispo dos inuítes: “A reconciliação ainda não terminou”
  • No meio da crise política italiana, o Papa apoia o Presidente Mattarella

A Prelatura do Opus Dei agora confiada ao Dicastério para o Clero

Por Camille Dalmas – O Papa Francisco, na Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Ad charisma tuendum – “Para salvaguardar o carisma” – publicada a 22 de Julho, deslocou a tutela da Prelatura do Opus Dei do dicastério dos bispos para o do clero. O pontífice explicou esta mudança pelo fato de considerar necessária para a Prelatura “uma forma de governação baseada mais no carisma do que na autoridade hierárquica”.

Esta mudança de tutela foi apresentada na Praedicate Evangelium no dia 19 de Março. Foi recebida com surpresa pelo Opus Dei devido às contradições que a reforma da Cúria cria para eles, especialmente no que diz respeito à Constituição Apostólica Ut sit (1982) – pela qual João Paulo II fundou a Prelatura – e no que diz respeito aos seus estatutos.

Citando o Papa polonês e Bento XVI, o Papa explicou que queria que o Opus Dei continuasse a ser “um instrumento válido e eficaz” e que este Motu Proprio visa, portanto, “confirmar a Prelatura no domínio autenticamente carismático da Igreja”.

O prelado já não tem a patente de bispo

Para a “Prelatura da Santa Cruz”, esta mudança significa agora que o seu prelado – o seu superior – deixará de ser bispo. Desde 2017 e a eleição do padre espanhol Fernando Ocáriz para este cargo, este já era, na prática, o caso. O prelado deixará de usar a “insígnia pontifícia” – o anel pastoral, a cruz peitoral, o crozier e a mitra – as marcas externas e distintivas da dignidade episcopal, e levará o título de “protonotário apostólico supranumerário” com o título de “Reverendo Monsenhor”.

Este último deverá apresentar anualmente um “relatório sobre o estado da prelatura e sobre a realização do seu trabalho apostólico” ao prefeito do dicastério do clero, atualmente D. Lazare You Heung-sik, que será criado cardeal no dia 27 de Agosto. Esta última será responsável por todos os assuntos anteriormente tratados pela Congregação para os Bispos a partir da entrada em vigor do Motu Proprio a 4 de Agosto.

Fundado em 1928 por São Josemaría Escrivá de Balaguer em Espanha, o Opus Dei é uma organização que promove a santificação através do trabalho, tanto para leigos como para sacerdotes. Começou como uma união piedosa, tornou-se um instituto secular e depois uma “prelatura pessoal” – uma instituição criada pelo Vaticano II para assegurar uma distribuição de padres adaptada às necessidades particulares, da qual é atualmente o único representante. Em 2020, o Opus Dei tinha 2.122 sacerdotes, 33 bispos, e 93.300 membros leigos.


O Bispo dos inuítes: “A reconciliação ainda não terminou”

Por Anna Kurian – “A força e a fé do povo do Ártico são imensas”, diz o Bispo Anthony Krótki, de Churchill – Hudson Bay. Missionário dos Oblatos de Maria Imaculada – uma congregação que participou na evangelização do Canadá e dirigiu a maioria das escolas residenciais católicas para nativos – descreve a sua diocese polar, que o Papa Francisco visitará a 29 de Julho, parando em Iqaluit, Nuvanut, no último dia da sua viagem ao Canadá.

Como chegou a estar em missão no Ártico?

Sou originário da Polónia, mas fiquei interessado no Ártico quando tinha 14 anos de idade. Fiz o meu seminário na Polónia, fui ordenado lá, e em 1990 vim para o Canadá com uma missão pastoral na diocese de Churchill – Hudson Bay. Vivi lá durante 25 anos como missionário no Ártico. Depois, em 2013, fui nomeado bispo desta diocese. No total, tenho estado em missão nos territórios árticos há 32 anos.

Quais são as particularidades destes territórios?

A minha diocese cobre uma área de dois milhões de quilómetros quadrados. É uma das maiores do mundo. No entanto, em termos de população, existem apenas 38.000 habitantes, dos quais 92/93% são inuítes e os restantes provêm de nacionalidades e origens diferentes. A nossa diocese tem cerca de 11.000 católicos batizados, embora a fé esteja a mudar. Algumas pessoas deixam a Igreja, mudam-se para outras religiões, como em qualquer parte do mundo.

No Ártico, estamos espalhados por uma vasta área. O único meio de transporte é o avião, e as viagens são muito longas e muito caras. Por vezes temos de viajar três dias para nos vermos uns aos outros. Devido às condições meteorológicas, os missionários só podiam viajar na neve no Inverno. Estas são sempre viagens muito perigosas a realizar. Eu próprio viajei muito por terra, viajei tantos quilómetros que não os posso contar.

Na diocese, de certa forma, estamos destinados a viver sozinhos se quisermos cuidar dos que são confiados ao nosso ministério do Ártico.

Existe uma inculturação inuíte na liturgia católica, no seio das comunidades?

Sim, nas nossas celebrações usamos símbolos da cultura inuíte, tais como a tradicional lâmpada Kutliq. Para muitos, representa a luz de Cristo, que vem antes de todas as coisas, mesmo antes de os povos indígenas e não indígenas ganharem vida. Tentamos também utilizar os tambores tradicionais. Podemos trazer estes símbolos para a liturgia, mas tem de ser bem compreendido, tem de haver uma razão, um significado.

Assim, o Papa Francisco vai pôr os pés no solo da região do Ártico. É esta a primeira vez que um papa vai lá?

João Paulo II tentou duas vezes vir ao Ártico Ocidental, à diocese de Mackenzie Forth Smith. A primeira vez não conseguiu, depois tentou dois anos mais tarde e conseguiu. Foi então visitar os povos indígenas dos Territórios do Noroeste (em Fort Simpson, em 1987). Não foi em terra ártica*. Portanto, esta viagem é um momento histórico. E é também a primeira vez que um papa visita os inuítes. A delegação que se deslocou a Roma em Março passado convidou-o e ele concordou em vir no Verão. Estamos muito gratos por isso.

Como será para o Papa parar em Iqaluit durante algumas horas? Com quem é que ele se vai encontrar?

O Papa irá visitar uma escola secundária. Este lugar foi escolhido porque podia acomodar os antigos alunos das escolas residenciais que o virão ver. Devo salientar que esta é uma escola territorial governamental, não uma escola residencial do passado. Havia uma escola diurna federal, mas esta já não existe. Em Iqaluit, os católicos têm uma paróquia muito pequena e multicultural, onde muitas nações vivem juntas sem discriminação.

Muitas pessoas têm estado envolvidas na preparação deste evento. A grande maioria das pessoas está à procura de bênção, estão abertas, cheias de esperança. Mas onde há bem, há também um espírito negativo. Há também muita tensão na preparação. Mesmo os inuítes experimentam hostilidade e discriminação, especialmente por parte de alguns meios de comunicação que publicam informações falsas, utilizando histórias para agitar os problemas. A missão que o povo está a pedir é a reconciliação. Continuamos esperançosos de que a bondade vencerá.

Qual é a situação do processo de verdade e reconciliação nas terras dos Inuit?

Houve reuniões de líderes indígenas e representantes do governo, nas quais participei. Mas quero salientar que a reconciliação não é algo que aconteça “hoje”. É um processo. Os meus 32 anos de ministério no Ártico foram dedicados à reconciliação, ao perdão. Não é suficiente participar num evento de um dia, e a reconciliação está feita. Não, a reconciliação ainda não terminou. E não tem nada a ver com dinheiro. É necessário um enorme esforço para o conseguir.

Se alguém compreender um pouco o que é a reconciliação, fará todo o bem que puder para a alcançar. Esperamos que a visita do Papa torne isto possível, que possamos passar das trevas para a luz, do sofrimento para a esperança. A força e a fé dos povos do Ártico são imensas. Muitos esperaram e tentaram perdoar, para virar a página, mas algumas histórias estão a voltar e as feridas estão a ser reabertas. Para um verdadeiro processo de reconciliação, é também necessário poder falar do bem que foi feito, e não apenas olhar para o passado em termos negativos.

*João Paulo II também visitou Fairbanks, Alasca, na porta de entrada do Ártico em 1984. Esta visita foi vista como uma mensagem para esta parte do mundo, ainda que geograficamente Fairbanks não pertença ao território polar enquanto tal.


No meio da crise política italiana, o Papa apoia o Presidente Mattarella

Por Camille Dalmas – Por ocasião do 81º aniversário do Presidente da República Italiana Sergio Mattarella, o Papa Francisco prestou uma sincera homenagem ao Chefe de Estado num telegrama publicado a 23 de Julho. Referindo-se à “situação particular, marcada por muitas dificuldades e escolhas cruciais para a vida do país”, Francisco elogiou a “autoridade gentil” e a “dedicação exemplar” do siciliano pela Itália.

Na sua carta, o Papa refere-se à crise política causada a 14 de Julho pelo fim da coligação de apoio ao governo de unidade do Primeiro-Ministro Mario Draghi após um voto de desconfiança do Partido 5-Estrelas. O Presidente Mattarella recusou inicialmente a renúncia do antigo presidente do Banco Central Europeu, tentando forçar as partes a restabelecer a sua aliança, mas foi finalmente forçado a aceitá-la a 20 de Julho depois de os partidos de direita terem desertado. Como resultado, anunciou a realização de novas eleições.

Saudações públicas de aniversário

São estas delicadas circunstâncias políticas que parecem justificar a mensagem do Papa: de fato, esta é a primeira vez no seu pontificado que Francisco tornou públicas as saudações de aniversário ao presidente, que está em funções há mais de sete anos. O pontífice também reconheceu a sua “estima pessoal” pelo presidente, que aceitou assumir um segundo mandato de sete anos em Fevereiro de 2022, quando planeava aposentar-se.

No seu telegrama, o pontífice destaca finalmente o “alto serviço” e a “contribuição fundamental e indispensável” que o presidente oferece ao seu país. Ele envia a sua bênção apostólica a ele, aos seus colaboradores e a toda a nação italiana. Nos últimos anos, o Papa Francisco encontrou-se várias vezes com o presidente – que é quatro anos mais novo do que ele – e enviou-lhe mensagens calorosas em muitas ocasiões.

O Bispo de Roma também tem uma relação especial com o Primeiro Ministro cessante Mario Draghi. Nomeou Draghi membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais em 2020, pouco antes de o economista formado pelos Jesuítas concordar em chefiar um governo de unidade em Fevereiro de 2021.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BisposDireto do VaticanoIgrejaPadres
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia