Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Os pais de Nossa Senhora não constam na Bíblia: de onde vieram seus nomes?

São Joaquim e Santa Ana, os pais de Nossa Senhora

Dimitris Vetsikas | Pixabay CC0

Pe. Gabriel Vila Verde - Reportagem local - publicado em 26/07/22

O pe. Gabriel Vila Verde explica, resumidamente, como sabemos os nomes de São Joaquim e Santa Ana

Se os pais de Nossa Senhora não constam na Bíblia, como é que sabemos seus nomes? Quem aborda esta pergunta é o pe. Gabriel Vila Verde, que, via rede social, assim respondeu:

“Os nomes dos pais de Nossa Senhora não constam na Sagrada Escritura, assim como o nome de Dimas, o ladrão arrependido, pelo fato de que os evangelhos foram escritos para falar da salvação oferecida por Cristo e não para ser um diário de família.

Esses pequenos detalhes foram tirados dos chamados ‘apócrifos’, livros dos primeiros séculos que não foram considerados ‘canônicos’ e que, por isso, não entraram na Bíblia. Muitos foram escritos depois da morte dos apóstolos e são recheados de fábulas. Porém, eles não deixam de ter um valor documental e de trazer pistas importantes sobre o tempo de Jesus”.

E quais são as informações que obtemos através dos textos apócrifos? O pe. Gabriel prossegue:

“Quem traz informações sobre os nomes dos pais da Virgem Maria é o ‘Proto-evangelho de Tiago’. No entanto, os primeiros cristãos já celebravam a festa de São Joaquim e Sant’Ana em suas liturgias, principalmente entre os gregos, dando a entender que, de fato, estes nomes correspondem à verdade”.

O sacerdote finaliza:

“Se a Virgem Santa foi escolhida por Deus antes mesmo de seu nascimento para gerar o Cristo, sem dúvida alguma ela nasceu de pais santos e tementes ao Senhor. No lar de Joaquim e Ana, cresceu aquela que seria a bendita entre todas as mulheres. Lar feliz, lar abençoado, lar cheio de graça!

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós e por todos os avós cristãos!”

Tags:
BíbliaHistória da IgrejaMariaNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia