Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Papa convida-nos a regressar à “escola” dos avós

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Chief-Tony-Alexis-walks-alongside-Pope-Francis-as-he-arrives-to-participate-in-the-Lac-Ste.-Anne-AFP

Photo by Patrick T. FALLON / AFP

I. Media - publicado em 27/07/22

Indispensável: seu Boletim Direto do Vaticano de 27 de julho de 2022
  • Nas margens do Lago Santa Ana, o Papa prega o consolo materno aos nativos
  • Canadá: Francisco convida-nos a regressar à “escola” dos avós

Nas margens do Lago Santa Ana, o Papa prega o consolo materno aos nativos

Por Anna Kurian, Cyprien Viet e Camille Dalmas – Após as lágrimas derramadas no dia anterior no local do antigo internato Maskwacis, o Papa Francisco foi pregar o consolo materno nas margens do Lago Santa Ana a 26 de Julho. Neste importante local de peregrinação dos povos indígenas católicos, que o pontífice escolheu visitar na festa de Santa Ana, a avó de Cristo, o Papa abençoou as águas e procedeu à aspersão dos peregrinos presentes, após uma longa caminhada até o altar, numa cadeira de rodas, acompanhado por líderes indígenas. No seu discurso durante uma liturgia da Palavra, convidou todos a descobrirem nas suas origens e histórias “rios de água viva” que trazem cura.

Neste antigo local de encontro aborígene, o pontífice prestou homenagem à “inculturação materna” da veneração de Santa Ana, comparando as margens verdes do lago que leva o seu nome – cerca de 60 quilómetros a noroeste de Edmonton – com as do lago da Galileia. É nas regiões periféricas e cosmopolitas, explicou Francisco, que pode surgir uma “nova proclamação de fraternidade”, porque a fraternidade só é “verdadeira” “se unir aqueles que estão longe”.

Francisco fez questão de dizer aos povos indígenas como eles são “preciosos” para ele, mas acima de tudo para a Igreja. Ele disse que queria que a Igreja fosse “tecida” com as suas vidas, referindo-se aos tecidos tradicionais coloridos usados por muitos na multidão.

O Papa Francisco defendeu o “papel vital” neste processo de confraternização de uma abordagem maternal, citando a sua própria avó, mas também Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas desde o Ártico canadense até à Argentina do pontífice, que “transmitiu a fé certa ao povo indígena, falando a sua língua e vestindo as suas roupas, sem violência ou imposições”.

As mulheres, insistiu, são “fontes abençoadas de vida, não só física mas também espiritual”, observando que a tragédia das escolas residenciais decorreu principalmente “do fato de as avós indígenas terem sido impedidas de transmitir a fé na sua língua e cultura” aos seus netos.

Os gritos dos isolados

A Igreja, insistiu o Papa, não pode “escolher a defesa da instituição em vez da busca da verdade” ou “deixar-se guiar pelos interesses da minoria para quem tudo está bem”. Deve “olhar mais para as periferias e ouvir o grito dos últimos”, insistiu ele.

Citou os muitos casos de isolamento que a nossa sociedade produz hoje, especialmente entre “os idosos que correm o risco de morrer sozinhos em casa ou abandonados numa instalação” ou os doentes “a quem, em vez de afeto, é administrada a morte”. O pontífice juntou-se aos bispos canadenses nos seus apelos a uma legislação cada vez mais permissiva sobre a eutanásia no Canadá.

Também apelou ao “grito abafado” dos jovens “que delegam a sua liberdade num smartphone”, que estão “anestesiados por certos passatempos” ou “em apuros de vícios que os tornam tristes e insatisfeitos”. Lamentou que sejam “incapazes de acreditar em si próprios, de amar quem são e a beleza da vida de que desfrutam”.

O Lago Santa Ana, reconhecido pelo governo canadense como um local histórico nacional desde 2004, tem sido o local de uma peregrinação anual durante a semana de 26 de Julho desde 1889. Considerado um lugar de cura pela população local durante séculos, este lago chamado “Lago de Deus” pelos Nakota Sioux ou “Lago do Espírito” pelo povo Cree foi nomeado em homenagem à avó de Jesus por iniciativa do missionário Jean-Baptiste Thibault, que aí criou uma missão católica permanente em 1842.


Canadá: Francisco convida-nos a regressar à “escola” dos avós

Por Anna Kurian, Cyprien Viet e Camille Dalmas – Na festa de Santa Ana e São Joaquim, avós de Cristo, o Papa Francisco convidou todos a seguir a sabedoria dos idosos, “esta escola onde aprendemos e vivemos o amor”, na sua homilia no Estádio da Commonwealth, em Edmonton, a 26 de Julho. Recordando a “importância espiritual” dos avós e anciãos, encorajou-nos a não quebrar “o laço com aqueles que nos precederam” e a “alimentar o diálogo com aqueles que virão depois de nós”.

Após a importante jornada penitencial do dia anterior, as figuras de São Joaquim e especialmente de Santa Ana – que é particularmente venerada pelo povo indígena e no Quebeque, onde é a padroeira – permitiram ao Papa Francisco assegurar uma transição durante este evento público, o primeiro da sua viagem a não se concentrar especificamente no caminho da reconciliação com o povo indígena.

50.000 pessoas presentes

A missa foi concelebrada por um grande número de bispos do Canadá, com a presença de cerca de 50.000 pessoas. A assistência foi inferior ao esperado pelos organizadores, uma vez que os fiéis registrados no Campo Clarke adjacente puderam finalmente entrar no estádio principal. Antes da missa, o Papa Francisco teve tempo para saudar a multidão num papamóvel. O Papa permaneceu sentado durante a celebração, deixando o Arcebispo Richard Smith, de Edmonton, a presidir. A liturgia foi celebrada em inglês e latim.

Na sua homilia, entregue em espanhol, o primeiro papa das Américas exortou todos os católicos a seguir o exemplo dos povos indígenas, encorajando cada família a criar um “pequeno santuário familiar” na sua casa – por exemplo, com a Bíblia ou o rosário dos seus antepassados – para que tenham um lugar para “elevar [os seus] pensamentos e [as suas] orações aos que já se foram”.

Esta foi uma forma do chefe da Igreja Católica destacar o lugar espiritual ocupado pelos antepassados dos primeiros povos do Canadá. Mas também para apresentar os Inuit, Métis e as Primeiras Nações como povos que são, eles próprios, antigos e portanto capazes de incitar as novas gerações a pensar num futuro “onde a história de violência e marginalização” que sofreram “não se repita para ninguém”.

Uma fé que sabe a sua casa

Os idosos são “uma carícia da história que nos precedeu”, insistiu o Papa. “Na casa dos seus avós”, muitos cheiraram pela primeira vez “o perfume do Evangelho, de uma fé que sabe a sua casa”, explicou ele.

Francisco pronunciou-se contra a falta de atenção das sociedades ocidentais para com os idosos, apelando para um futuro “onde os idosos não sejam rejeitados porque já não ‘servem’ de forma funcional” e que “não seja indiferente para aqueles que, agora mais velhos, precisam de mais tempo, de escuta e de atenção”.

“Somos os filhos de uma história a preservar”, insistiu o Bispo de Roma, porque “ninguém vem ao mundo separado dos outros”. Apelou ao cuidado “daqueles que não só pensaram em si próprios, mas que nos transmitiram o tesouro da vida”.

O belo patrimônio

O Papa apelou então às gerações mais jovens, como a “bela herança” das gerações anteriores, para “não decepcionarem” os seus anciãos. Eles desejaram para si próprios “um mundo mais justo, mais fraterno e mais unido”, salientou, comparando a juventude com “ramos que devem florescer e introduzir novas sementes na história”.

Por conseguinte, instou-os a tomar como sinal de sucesso não dinheiro, sucesso ou reconhecimento, mas “critérios frutuosos”. Depois desafiou a multidão: “Estou a dar vida? Estou a trazer para a história um amor que não estava lá antes?” Para discernir, convidou todos a perguntarem-se “o que os idosos mais sábios” fariam no seu lugar.

Não é uma caricatura da tradição

O Papa advertiu, contudo, contra a “caricatura da tradição” que pensa em termos de “avançar/retroceder”. A verdadeira tradição, insistiu, visa o crescimento vertical, “desde as raízes até aos frutos”.

Denunciou esta “cultura de ‘andar para trás'” que descreveu como um “refúgio egoísta” destinado a “colocar o presente numa caixa e mantê-lo na lógica de ‘sempre o fizemos desta maneira'”. “Não se trata de guardar cinzas”, insistiu ele, usando uma metáfora do compositor alemão Gustav Mahler, que ele empresta regularmente, “mas de reacender o fogo” aceso pelas gerações anteriores.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Direto do VaticanoIdososPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia