Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

O presbitério do Padre Hamel, no dia em que o tempo ficou suspenso

PRESBYTERE-SALON-JACQUES-HAMEL-APL.jpg

APL I Aleteia

Salon du père Jacques Hamel.

Agnès Pinard Legry - publicado em 27/07/22

No dia 26 de Julho de 2022, quando se assinala o sexto aniversário do assassinato do Padre Jacques Hamel na sua igreja em Saint-Étienne-du-Rouvray, Aleteia visitou o seu presbitério, onde o tempo parece estar parado desde aquele dia terrível

Imutável e implacável, o tempo continua a correr. Os dias tornam-se semanas, as semanas tornam-se meses e os meses tornam-se anos. Mas algumas jornadas, como a de 26 de Julho de 2016, permanecem gravadas nas nossas memórias e corações.

Nessa terça-feira, 26 de Julho de 2022, fez seis anos que a garganta do Padre Jacques Hamel foi cortada enquanto ele celebrava a missa na igreja em Saint-Étienne-du-Rouvray.

O processo de beatificação do Padre Hamel já foi aberto, e o julgamento do atentado foi realizado de Fevereiro a Março de 2022 perante o Tribunal Especial de Paris.

Agora, comunidade de Saint-Étienne-du-Rouvray está a lançar um novo abaixo-assinado para expandir e renovar o espaço de acolhimento ao número sempre crescente de peregrinos. Justamente ali, onde o tempo parece estar suspenso desde 26 de Julho de 2016, nos arredores do presbitério do Padre Jacques Hamel.

No dia anterior, a 25 de Julho de 2016, Roseline Hamel chegou com outros seis membros da família ao presbitério do seu irmão para as férias.

“Ele estava à nossa espera com o fôlego suspenso e chegamos um pouco tarde”, recordou ela durante a sua audiência perante o Tribunal a 17 de Fevereiro de 2022. Na noite de 25 de Julho, tiveram uma última refeição juntos.

“Ele pôs o seu lugar e disse-nos: ‘Estou tão feliz por vos ter à minha mesa! Na manhã seguinte, o Padre Jacques Hamel levantou-se diante deles para celebrar, como de costume, a missa do dia da semana às 9 da manhã na igreja de Saint-Etienne, perante uma congregação ligeiramente menor do que o habitual.

“Como de costume, pensamos que iríamos tomar um café com ele quando voltasse da missa”, confidenciou também Roseline Hamel, um soluço na sua voz.

“Ele tinha preparado o lanche, as tigelas estavam sobre a mesa, o pão estava lá…”. Menos de uma hora depois, o Padre Jacques Hamel foi assassinado na sua igreja.

De fato, o assassinato do Padre Hamel abalou toda a França e teve uma repercussão em todo o mundo. Mas, pela graça de Deus, uma forma de paz e simplicidade continua a habitar no seu presbitério. Tal como ele era. Veja:

Tags:
MortePerseguiçãoTerrorismo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia