Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Padre brasileiro destaca importância da ação de graças após a Comunhão

Ação de graças após a Comunhão

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 28/07/22

"O tempo da ação de graças à Sagrada Comunhão é o momento mais real do amor íntimo com Jesus. Mas… como aproveitamos mal!"

A importância da ação de graças após a Comunhão foi enfatizada pelo pe. Wellington José de Castro mediante um texto que ele compartilhou em sua rede social.

Veja o que o sacerdote brasileiro escreveu:

“O que deveria ser o momento da profunda ação de graças…

O tempo da ação de graças à Sagrada Comunhão é o momento mais real do amor íntimo com Jesus. Um amor de pertença total recíproca: não mais dois, mas um só, na alma e no corpo. Diz-se que a Eucaristia, enquanto matéria, permanece cerca de quinze minutos até ser toda digerida. Quinze preciosos minutos em que Jesus está presente real e sacramentalmente em nós.

Mas… como aproveitamos mal! Seja pela pressa do celebrante em encerrar a Missa (às vezes porque deve celebrar outra logo em seguida), seja porque mal comungamos e já nos distraímos, conversamos, olhamos o celular, vamos embora assim que saímos da fila; ou porque a música nos atrapalha, é alta, é barulhenta…”.

O padre menciona então alguns exemplos de situações que podem atrapalhar esse momento de silenciosa ação de graças pelo dom imensurável da Santíssima Eucaristia:

“Jesus está ainda dentro de nós, e o animador está fazendo sorteio da Bíblia ou de imagens ou daquela cesta de chocolates, ou está sendo lido o balancete da paróquia, os lucros e gastos da quermesse, a mensagem do dízimo, os avisos infinitos, ou se está cantando parabéns aos aniversariantes ou boas-vindas aos visitantes…

Encerrada a celebração, adeus momento de ação de graças: ficou no passado. Um canto final (que a rigor nem existe) mais barulhento e interminável, solos de guitarra, conversas de comadre (e de compadre), arrasta bancos…’dá o pão pras crianças!’, ‘recolha os folhetos!’… e Jesus deixado de lado… Poucos ousam ficar uns instantes a mais em oração”.

Ao finalizar, o sacerdote propõe o exemplo dos santos e convida os fiéis a segui-lo:

“E há santos que chegavam a ficar duas, três horas em ação de graças. Quanto devemos aprender com eles!”

Tags:
ComunhãoEucaristia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia