Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

Como proteger a sua família do diabo, segundo São Charbel Makhlouf

COMFORTING DAUGHTER

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 29/07/22

O famoso santo maronita acreditava que Satanás estava decidido a destruir a família de uma forma particular

São Charbel era um humilde eremita maronita que morreu em 1898 e é conhecido desde então pelos incontáveis milagres atribuídos à sua intercessão. Era um sacerdote santo estreitamente unido a Jesus na Terra, e possuía uma grande sabedoria que era fruto da sua profunda oração.

Nos seus escritos, alguns dos quais podem ser encontrados no livro Love is a Radiant Light: The Life & Words of Saint Charbel, ele escreveu sobre a sua família e o seu principal inimigo, o diabo.

São Charbel explicou que o diabo tinha sempre concentrado as suas energias na destruição da família, porque ela reflete de perto a imagem de Deus:

A família é a base do plano do Senhor, e todas as forças do mal estão a concentrar todo o seu mal para destrui-la, porque sabem que ao destruir a família a base do plano divino será abalada. A guerra do Maligno contra o Senhor é a sua guerra contra a família, e a guerra do Maligno contra a família é o foco da sua guerra contra o Senhor, porque a família é a imagem de Deus, desde o início da criação deste universo. O Maligno está concentrado em destruir a família, a base do plano de Deus.

Plano de Satanás

Não é preciso ir muito longe para ver demonstrações do plano de Satanás no nosso mundo, porque no mundo moderno a família está fragmentada e dividida.

São Charbel ofereceu então conselhos às famílias sobre como se protegerem dos ataques do diabo:

Guardem as vossas famílias e mantenham-nas longe dos esquemas do Maligno através da presença de Deus nelas. Protegei-as através da oração e do diálogo, compreensão mútua e perdão, honestidade e fidelidade e, acima de tudo, da escuta. Escutem-se mutuamente com os vossos ouvidos, os vossos olhos, o vosso coração, a vossa boca e as palmas das vossas mãos, e mantenham o barulho do mundo longe da vossa casa porque é como uma tempestade furiosa e uma onda violenta – uma vez que entrem na casa, varrerão tudo e dispersarão todos. Preservem o calor da família, porque o do mundo inteiro não o pode compensar.

Curiosamente, São Charbel sublinha a necessidade de “manter o barulho do mundo longe de casa”. Vivendo na segunda metade do século XIX, o santo nunca poderia ter imaginado quanto barulho invadiu as famílias nos últimos 50 ou 60 anos e como é difícil conseguir o silêncio. Como ele previu, a família parece estar profundamente ferida por esta invasão de barulho mundano.

De fato, São Charbel tem grande sabedoria para nos ensinar se estivermos dispostos a ouvir as suas palavras. Se queremos proteger as nossas casas da influência do diabo, tentemos criar uma cultura da escuta, esforçando-nos por reduzir o ruído nas nossas casas e manter vivo o diálogo, a compreensão e o perdão.

Tags:
DemônioMalSantossatanismo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia