Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Em Quebec, uma ovação de pé ao Papa Francisco

Papa Francisco em Quebec

LARS HAGBERG / AFP

Anna Kurian - publicado em 29/07/22

Uma longa e comovente ovação de pé, trazendo um sorriso ao rosto do líder da Igreja Católica, saudou o seu discurso aos pastores da Igreja no Canadá no quinto dia da sua viagem ao país. Francisco reuniu-se com cerca de 700 bispos, clérigos e pessoas consagradas

Por Anna Kurian, correspondente especial em Quebec

No local onde o primeiro bispo do país, São Francisco de Laval (1623-1708), estabeleceu a sua missão, o Papa encontrou uma comunidade que o acolheu calorosamente, feliz por rodear o sucessor de Pedro. Uma comunidade enfraquecida pelos escândalos em torno de escolas residenciais para indígenas, reparações por abuso sexual, e tentando sobreviver numa sociedade cada vez mais secularizada, onde a Igreja está por vezes num cabo de guerra com o governo por causa de leis sociais opostas à sua Doutrina moral. Nos últimos anos, por exemplo, os bispos canadenses têm expressado repetidamente a sua preocupação com a eutanásia.

Aos pastores da Igreja no Canadá, o Papa ofereceu encorajamento, convidando-os a “não permanecer prisioneiros de pessimismo e amargura”, nem a entregarem-se a “julgamentos negativos ou nostalgias inúteis”. Ele recomendou não uma “perspectiva negativa” mas uma “perspectiva perspicaz”. O Senhor, que rechaça a mundanização, por outro lado, “tem um bom olhar sobre o mundo”. “Ele abençoa as nossas vidas”, acrescentou ele.

Rumo ao território ártico

O seu discurso foi calorosamente aplaudido pela assembleia, que se ergueu dos bancos com entusiasmo. Foi como uma resposta da congregação encorajando o pontífice de 85 anos que tinha vindo vê-los numa cadeira de rodas. Ele próprio usava um rosto feliz e comovido. À sua chegada, fez questão de subir o corredor central para saudar a multidão, mudando o programa planejado, para estar o mais próximo possível dos sacerdotes e das pessoas consagradas, cujos véus de várias cores se destacavam nas fileiras.

O Papa Francisco no Canadá, uma viagem histórica:

No final da reunião, após um tempo de recolhimento perante os restos mortais de São Francisco de Laval, o Papa saudou cada um dos bispos presentes, que se amontoaram à sua volta, apertando as mãos com carinho e trocando algumas palavras. Este foi o seu último encontro com a Igreja em Quebec. Agora o Papa vai a Iqaluit, no Ártico, para visitar os Inuit, a última etapa da sua peregrinação de reconciliação com os povos aborígenes.

Tags:
evangelizacaoPapa FranciscoViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia