Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Se o diácono não é sacerdote, por que ele tem o “primeiro grau do sacerdócio”?

Diácono

Philippe Lissac | Godong

Reportagem local - publicado em 29/07/22

O pe. Allan explica recorrendo a uma bela comparação entre o sol, o fogo, o calor e a luz

O diácono não é sacerdote, mas participa do sacramento da ordem sacerdotal porque recebe o primeiro grau do sacerdócio. Como é isto?

Quem aborda o assunto é o pe. Allan Victor Almeida Marandola, que, em sua rede social, assim escreveu:

“Como é possível o diácono ter o primeiro grau do sacramento da ordem sacerdotal, sem, todavia, ser sacerdote?

Isso só se compreende pela doutrina da participação e da analogia do ser. Usando a já ultrapassada física medieval, dou um exemplo: o sol era considerado a fonte material máxima de luz e calor. Qualquer outra fonte de luz e calor participava de algum modo da calidez do sol. Ora, mas algumas fontes de calor apenas aquecem, enquanto outras queimam, como o fogo. Contudo, o fogo não transmite a vida. Mas pode contribuir para renová-la, como quando se ateava fogo após a colheita, para preparar a terra para uma nova plantação (não discuto a eficácia ou a ética disso)”.

O pe. Allan detalhou a comparação:

“Então, o episcopado é como o sol: é a plenitude do calor (sacerdócio/ordem), capaz de aquecer, iluminar, queimar e gerar vida (vida sacerdotal — transmitir o sacramento da ordem).

Já o presbiterato é como o fogo: ele não é a plenitude do calor, nem gera a vida (vida sacerdotal — não é capaz de transmitir a ordem), mas é fogo (sacerdócio), é capaz de queimar (oferecer o Santo Sacrifício), de restaurar a vida (absolvição dos pecados), de iluminar e aquecer.

O diaconato, por sua vez, é como uma fonte de calor menos intensa: não gera a vida (não é capaz de transmitir a ordem), não queima (não oferece o Santo Sacrifício), não prepara diretamente para a vida (não absolve dos pecados), mas é capaz de iluminar e aquecer, porque participa da luz e da calidez do sol (sacerdócio do bispo), mesmo sem ser fogo (sacerdote)”.

Prosseguindo com a sua explicação sobre o diaconato, o pe. Allan acrescentou:

“Então, o diácono participa do sacramento da ordem sacerdotal sem ser sacerdote, como uma luz que ilumina e aquece sem ser fogo.

O diácono ilumina com a Palavra e aquece (os corações) com a caridade. Deixe uma diocese sem bispo, e o sacerdócio e o diaconato aos poucos sumirão dela, assim como todo fogo e toda luz aos poucos se apagariam sem o sol.

A luz (diácono) participa da calidez e luminosidade do fogo (sacerdócio) sem ser fogo. O fogo (sacerdote) participa da calidez e luminosidade do sol (plenite da ordem sacerdotal) sem ser sol”.

O padre então finalizou:

“Hoje sabemos que há muitos sóis. Mas isso em nada prejudica o exemplo. Até o aperfeiçoa: os vários sóis são como os vários apóstolos e bispos: todos são fonte de luz, calor e vida, porque receberam isso do Criador”.

Tags:
BisposPadresSacramentos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia