Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A fé não remove as dores da vida, mas as torna frutuosas

MANO, POTARE, PIANTA

Krisana Antharith | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 31/07/22

O encontro com Cristo não tira o sofrimento, mas oferece uma fundação suficientemente grande para transformar uma perda numa poda

Não precisamos necessariamente do dom da fé para perceber como a vida por vezes faz cortes drásticos que nos marcam de forma indelével. A grande questão que devemos colocar-nos, contudo, é o peso que esses cortes têm na nossa existência. O Evangelho de João 15, 1-8 (íntegra abaixo) parece querer responder a esta questão:

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.

Jesus parece estar a dizer que não há maneira de evitar “os cortes”; a fé não é um amuleto da sorte que nos afasta das desgraças da vida.

A experiência da fé é poder experimentar “um corte” com um propósito maior: tornar-se mais frutuoso do que antes.

De fato, por vezes antes de algumas coisas nos acontecerem vivíamos pelas aparências, dando importância a coisas fúteis, mas depois de algumas experiências fortes e muitas vezes dramáticas deixamos de dar importância a certas coisas inúteis e começamos a viver para o que interessa.

Claro que isto não é um mecanismo automático: não basta sofrer um corte para dizer que isto traz melhorias.

Por vezes, certas coisas levam-nos a experimentar a verdadeira morte interior porque não temos uma razão real para viver. Encontrar Cristo é encontrar uma fundação suficientemente grande para transformar uma perda numa poda. Mas isto também é um dom, não uma técnica. E os dons podem ser pedidos e esperados com grande humildade.

Evangelho de João 15, 1-8

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Tags:
BíbliaJesusMeditação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia