"Quem sente medo e perdeu a esperança experimenta a certeza da proteção de Deus mediante o rosário e recupera a coragem"
O rosário é a arma mais poderosa na luta entre o bem e o mal, afirmou o bispo dom Jan Sobilo, auxiliar da diocese de Kharkiv-Zaporizhia, na Ucrânia.
Durante o Festival Internacional da Juventude, em Medjugorje, o prelado nascido na Polônia declarou:
“Quem sente medo e perdeu a esperança experimenta a certeza da proteção de Deus mediante o rosário e recupera a coragem”.
Ele deixou claro que a guerra não existe só no mundo físico, mas também na vida espiritual:
“Todo pecado grave é como um foguete que destrói cidades e ajuda a guerra a continuar. Já a conversão, a oração, o jejum e a humildade podem acabar com as guerras e tornar possível o impossível”.
De fato, milhões de rosários haviam sido distribuídos na Ucrânia ao longo dos últimos anos e, graças a esta iniciativa, muita gente, inclusive pessoas afastadas da Igreja, puderam recorrer à Mãe de Deus e renovar suas forças espirituais para enfrentar os horrores da guerra atual.
Isto se aplica inclusive aos soldados ucranianos que mantêm consigo o santo rosário em plena batalha. Dom Jan testemunha que muitos deles lhe contaram, nas últimas semanas, que a oração e o jejum os ajudam nesse contexto desafiador:
“Muitos soldados usam o rosário ao pescoço”.