Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Historiador encontra foto inédita de Edith Stein

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Nieznane zdjęcie św. Edyty Stein

Dariusz Giemza private archive

Agnieszka Bugała - publicado em 03/08/22

Foi por acaso que o historiador polonês e apaixonado por cartões-postais antigos descobriu a fotografia da santa canonizada em 1998

Na fotografia, um cartão-postal de 10×15 cm datado de 1915, é possível ver um grupo de enfermeiras provavelmente ao redor de sete médicos da cidade tcheca de Hranice, localizada a 300 quilômetros a leste de Praga. Foi por acaso, em um leilão on-line, que Dariusz Giemza, historiador profissional e grande colecionador de cartões-postais antigos, decidiu adquiri-lo. O que ele não imaginava é que a foto fosse uma raridade, pois no grupo está ninguém menos do que Edith Stein

Foi por acaso em um leilão online que Dariusz Giemza, historiador profissional e grande colecionador de cartões postais antigos, decidiu adquiri-lo e fez uma descoberta surpreendente: dentro do grupo está… Edith Stein.

Quando ele navegava pelo site de uma loja de antiguidades em junho passado, descobriu que um cartão-postal em preto e branco de Hranice estava em em leilão. O material o deixou interessado por seu valor histórico. Entretanto, ao olhar mais de perto, um rosto lhe chamou a atenção. “Olhei para esse rosto de perto e suspeitei que fosse Edith Stein. Quando vi a data no verso, 6 de maio de 1915, e o local, Hranice, fiquei quase convencido”, diz ele. “Eu conhecia os detalhes da biografia de Edith Stein e sabia que ela trabalhou no hospital de campanha Hranice de abril a setembro de 1915. Tudo combinava: o rosto, as datas, o lugar”, acrescentou.

A enfermeira Edith Stein

O Hospital Hranice foi inaugurado no início de outubro de 1914. Quando a futura santa chegou lá, em abril de 1915, 150 irmãs cuidavam dos feridos poloneses, húngaros, eslovenos, romenos, italianos e até turcos. Edith, que recebeu seu treinamento como enfermeira no Hospital Toussaint, em Wrocław, juntou-se a eles para um serviço médico cansativo de seis meses na ala de febre tifoide. 

Edith Stein na fotografia encontrada.

Em seu livro“Vida de uma Família Judia”, Edith Stein dedica um capítulo inteiro a esses seis meses. Descreve em detalhes suas funções e dificuldades. “Ela começava sua jornada às seis da manhã. E, então, recebia um crachá de enfermeira e uma fita com uma cruz vermelha em um fundo branco. Saía ao meio-dia. Também sabemos que Edith viajava com mais duas voluntárias”, explica o historiador. 

Ele ainda explica que o hospital ficava longe da cidade e que Stein tinha que alugar uma condução para chegar até o local. Giemza também relata que os profissionais costumavam tirar fotografias dos quartos do hospital para que, depois, os doentes e feridos pudessem enviá-las como cartões-postais para seus entes queridos.

É ela!

Assim que Dariusz Giemza recebeu o cartão-postal, decidiu que ele fosse autenticado por especialistas. “Enviei o arquivo para três lugares, incluindo Roma e Wrocław, para pessoas que sabem tudo sobre Edith para ter certeza absoluta [que é ela que aparece na foto]”, enfatiza. 

“As respostas foram rápidas e unânimes: é ela! As informações escritas em alemão no verso, ou seja, o endereço da pessoa a quem o postal foi enviado, a data e o carimbo do correio também devem permitir a tomada de medidas adicionais. Talvez seja possível unir a família da pessoa que recebeu o cartão-postal com a santa, que é padroeira da Europa”, diz o pesquisador.

Na galeria abaixo você pode conferir uma coletânea de outras belas e raras fotografias de Edith Stein, a Santa Teresa Benedita da Cruz.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
EuropaHistóriaMártiresSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia