Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Padre alerta contra duas correntes de pensamento perigosas para a fé

Fé e razão equilibradas combatem correntes de pensamento perigosas

© Rovsky - shutterstock

Pe. Gabriel Vila Verde - Reportagem local - publicado em 03/08/22

"A primeira não vê mistério em nada, já a segunda vê mistério em tudo"

O pe. Gabriel Vila Verde alertou contra duas correntes de pensamento perigosas para a fé. Ele as resumiu da seguinte forma em sua rede social:

“Entre os cristãos, podemos notar a presença de duas correntes de pensamento que são perigosas para a fé: uma é a visão racionalista das coisas, e a outra é o misticismo exagerado”.

E descreveu cada uma:

“A primeira não vê mistério em nada, já a segunda vê mistério em tudo! A primeira desconfia até dos milagres já confirmados pela Igreja; a segunda quer ver milagres até onde não convém.

O problema é que do racionalismo para o ateísmo existe apenas um degrau abaixo; e do misticismo para a loucura existe apenas um degrau acima. Para não descer nem subir, o certo mesmo é se manter numa fé pura e simples, que não corre atrás do sobrenatural a qualquer custo, mas também não é capaz de negar a ação de Deus na história”.

O pe. Gabriel finalizou exortando:

“É bom evitar a tentação de bancar o sabichão, ao ponto de querer explicar o inexplicável, mas também evitemos o perigo do fanatismo, que fecha nossos olhos para o óbvio e para a verdade que liberta!”.

Tags:
CiênciaDoutrinaReligião
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia