Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O mistério de Nossa Senhora da Salette

SANKTUARIUM W LA SALETTE

fot. Magdalena Galek

Hozana - publicado em 05/08/22

A mensagem de Nossa Senhora da Salette gira em torno da atenção que se deve ter em relação aos males que afastam o povo dos projetos de Deus

A aparição de Nossa Senhora da Salette aconteceu no dia 19 de setembro de 1846. Era um dia de sábado, próximo à festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores. No alto da região de La Salette, nos Alpes Franceses, uma “Bela Senhora” apareceu a dois pequenos pastores que haviam se conhecido dois dias antes do acontecido e que trabalhavam no cuidado de pequenos rebanhos de vacas para ajudar financeiramente suas famílias, que eram pobres. Maximino e Melânia, originários da cidade de Corps, quase nada entendiam de religião ou de Igreja. Muito pouco sabiam rezar e eram o exemplo mais evidente de uma sociedade que “tentava” viver sem Deus e longe de tudo que representava fé e compromisso cristão.

A esses dois, Nossa Senhora veio vestida como uma mulher simples daquela época, trajando vestes camponesas, carregando em seus ombros correntes e rosas. Sua atitude feminina de aparecer sentada sobre uma pedra, com os punhos sobre as pernas e as mãos escondendo o rosto em lágrimas, chamou a atenção daquelas crianças que, depois do convite da “Bela Senhora” para aproximarem-se, colocaram-se em atenta escuta do que Ela tinha para lhes dizer.

A mensagem de Nossa Senhora da Salette gira em torno da atenção que se deve fazer com relação aos males que afastam o povo dos projetos de Deus e das situações do mundo cujas consequências revelam uma sociedade sem amor ao próximo, sem solidariedade, sem promoção humana e até sem respeito pelo mundo criado por Deus. Em seu diálogo com as duas crianças Maria insiste em dizer que a “conversão” é o caminho e a solução para o mundo daquele tempo e quem sabe também para o nosso mundo de hoje. Há na “conversão” do coração uma atitude que pode aproximar tudo e todos de Deus.

Antes de voltar ao céu, Nossa Senhora pediu a Maximino e Melânia que transmitissem tudo aquilo a todo o “seu povo”. Daquele fato surgiu um grande movimento e uma grande espiritualidade: a espiritualidade da Reconciliação, ou seja, o desafio de se viver uma vida “harmoniosa” com Deus, consigo mesmo, com os irmãos, com a natureza e até mesmo com a história humana.

É esta espiritualidade que queremos refletir e vivenciar no retiro online “Deixai-vos reconciliar à luz do Mistério de Nossa Senhora da Salette”. O Papa Francisco tem afirmado que a reconciliação é a experimentação “da alegria que surge do encontro de amor e de misericórdia entre Deus e seus filhos”.

Você é nosso convidado a fazer parte desta Comunidade de Oração em busca de viver a reconciliação e a conversão que nos faz acreditar que, na esperança cristã, há sempre uma nova oportunidade de experimentarmos o Deus da Vida, o Deus do amor, o Deus da prece e o Deus do louvor. Clique aqui para se inscrever.

Venha fazer parte dessa comunidade e espalhemos a reconciliação em todos os cantos do mundo e por todos os dias de nossa vida.

Pe. Adilson Schio, Missionário de N. Sra. da Salette, pelo Hozana

Tags:
apariçõesNossa SenhoraVirgem Maria
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia