Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Cultura & Viagem
separateurCreated with Sketch.

Você sabia que o terceiro maior santuário de São Miguel Arcanjo fica no Brasil?

Santuario-de-Sao-Miguel-Arcanjo-creditos-Beatriz-Camargo-Aleteia-4-e1660772706911.jpg

Beatriz Camargo - publicado em 07/08/22

Localizado na cidade de Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná, ele compõe um dos principais polos de turismo religioso do estado, do qual também fazem parte a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos e a Cruz de 81 metros – a maior do Brasil e uma das maiores do mundo

Uma gigantesca imagem de São Miguel Arcanjo costuma surpreender os viajantes mais desavisados que diariamente passam pela Rodovia BR 369, que liga São Paulo e Paraná.

turismo religioso Bandeirantes Parana
Com 19 metros, a imagem de São Miguel Arcanjo foi fabricada inteiramente em aço inox

De antemão, com 19 metros e criada inteiramente em aço inox, a reluzente estátua de 15 toneladas pode ser vista da estrada, atraindo os motoristas. Os que se deixam levar pela curiosidade seguem as placas que indicam o caminho para chegar até o Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo.

Acima de tudo, posicionado no alto de um monte, ele fica a menos de dois quilômetros de distância do trevo de saída para Cornélio Procópio.

Nesse ínterim, um verdadeiro presente celestial aguarda aqueles que resolvem pisar no freio e desbravar o santuário. Ao adentrar pelo complexo, o tamanho do estacionamento revela que o local está preparado para receber milhares de fiéis.

Antes de tudo, tal impressão se confirma na completa estrutura os peregrinos dispõe e no tamanho do santuário. Sempre nos dias 29, quando mensalmente acontece a celebração com orações por cura e libertação, o templo alcança sua lotação máxima de 4,5 mil pessoas sentadas.

Entre os maiores

Ao passo que, distante alguns metros da entrada do templo, está a base da imagem de São Miguel Arcanjo, que de perto é ainda mais impressionante. Ela está no alto de um prédio de quatro andares e é vista a quilômetros de distância.

Contudo, sua altura total é de 37,70 metros, somando a altura do prédio e a altura da imagem, tamanho pouco menor que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros.

Ao lado da imagem, uma placa exibe a seguinte informação:

“Essa obra é um presente para São Miguel Arcanjo por ter cuidado de Jesus na terra enquanto criança e homem/Deus. Quem pediu o presente foi Maria, a Mãe de Jesus”.

Além disso, nela também está escrito que este é o 3º maior Santuário de São Miguel Arcanjo do mundo. O primeiro é o Monte Santo Ângelo, que fica nas encostas do Monte Gargano, na Itália; e o segundo é o Mont Saint-Michel, que fica em uma pequena ilha na França.

turismo religioso Bandeirantes Paraná
Colocada sobre um prédio de quatro andares, escultura alcança quase 38 metros de altura

Além do horizonte

Igualmente, a paisagem que cerca o local é outro grande atrativo do passeio. Quando se explora o local, passando pela lateral esquerda do templo, é possível ver que outra parada obrigatória da viagem está logo ali do outro lado da rodovia, a via sacra que leva até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos e sua Cruz de 81 metros – a maior do Brasil e uma das maiores do mundo.

Santuario-de-Sao-Miguel-Arcanjo-creditos-Beatriz-Camargo-Aleteia-10-rotated-e1659833031342.jpg
A cruz de 81 metros fica ao lado da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos

Simultaneamente inaugurados em 2017 – cinco ano após a abertura do Santuário de São Miguel Arcanjo, tanto a gruta e a cruz impressionam pela atmosfera de espiritualidade.

Bem como, não é apenas a beleza das artes sacras presentes no interior da gruta que atrai os visitantes.

Assim, filas se formam no local, com fiéis que buscam obter um pouco de água da fonte que nasce no interior da gruta. O precioso líquido fica armazenado em uma espécie de reservatório junto à imagem de Jesus.

Portanto, nas redes sociais é possível encontrar lindos registros de fiéis que visitam o local:

View this post on Instagram

A post shared by Bandeirantudo (@bandeirantudo)

https://www.instagram.com/p/Cf0IPh6MS-_/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Para aqueles que desejam conferir de perto todos os atrativos do Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, o endereço é BR-369, KM58, Bandeirantes, Paraná.

Tags:
AnjosDevoçãoMilagre
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia