Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Edith Stein se converteu ao catolicismo depois de ler este livro

święta Edyta Stein

Natata | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 10/08/22

Foi depois de ler a história de vida de uma santa que a filósofa ateia começou sua jornada na Igreja Católica

Embora criada na fé judaica, Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz) se distanciou de todas as religiões na idade adulta. No entanto, ela seguiu em busca da verdade, principalmente através do estudo da filosofia moderna.

Essa jornada intelectual a levou a explorar os escritos cristãos, como o Novo Testamento e os “Exercícios Espirituais” de Santo Inácio de Loyola.

No entanto, sua cabeça e seu coração foram cativados pela autobiografia de Santa Teresa de Ávila (“Livro da Vida“).

A biografia de Edith Stein publicada no site oficial do Vaticano ilustra esta passagem da vida dela:

“De maneira brilhante obteve o doutoramento em filosofia e tornou-se assistente universitária do seu mestre, Edmund Husserl. Incansável e perspicaz investigadora da verdade, através do estudo e da frequência dos fermentos cristãos e, por fim, através da leitura da autobiografia de Santa Teresa de Ávila, encontrou Jesus Cristo que resplandecia no mistério da cruz e, com jubilosa resolução, aderiu ao Evangelho.”

Segundo o Instituto de Estudos Carmelitas, havia muito para Edith Stein aprender com a vida de Santa Teresa, incluindo suas lutas com a oração e a vida interior:

“[St. Teresa de Ávila] começa contando como desde muito cedo começou a receber a abundante graça de Deus. Ela foi apresentada ao caminho da oração e, aos 20 e poucos anos, isso até a levou a alguma experiência inicial na oração mística. Embora ela tenha frustrado repetidamente a obra de Deus, até o ponto de abandonar a oração e a vida interior, Sua misericórdia finalmente foi vitoriosa sobre seu próprio estado lamentável. Quando, no final, ela se rendeu mais totalmente à Sua graça, Deus começou Sua obra admirável e mais imediata na alma dela.”

Alguns meses depois de ler o livro, em 1º de janeiro de 1922, Edith Stein recebeu o batismo na Igreja Católica e acabaria se tornando uma freira carmelita, escolhendo o nome Teresa em homenagem a Santa Teresa de Ávila. 

Presa com outros judeus na Holanda, ela foi enviada para Auschwitz, onde foi morta na câmara de gás.

Tags:
ConversãoCristianismoSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia