Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Exéquias do Cardeal Tomko

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Pope-Francis-seated-in-a-wheelchair-during-funeral-ceremony-AFP

ALBERTO PIZZOLI | AFP

Reportagem local - publicado em 12/08/22

Seu Boletim Direto do Vaticano de 12 de agosto de 2022
  • As exéquias do Cardeal Tomko
  • A Igreja Sinodal, segundo o arcebispo de São Paulo

As exéquias do Cardeal Tomko

O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio cardinalício, presidiu a missa fúnebre do cardeal Jozef Tomko, falecido no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos. As exéquias foram realizadas na manhã de 11 de agosto, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. O Papa Francisco estava presente presidiu o rito final da Ultima Commendatio e da Valedictio, segundo informa Vatican News.

Na sua homilia o cardeal Battista Re recordou “toda a longa e intensa vida útil do cardeal Tomko foi consagrada ao serviço de Deus e de seus irmãos, e quase inteiramente dedicada ao serviço na Cúria Romana. Ao longo dos anos ele recebeu inúmeros cargos, os quais sempre considerou um ‘chamado para servir’”. 

“Com ele desaparece uma figura que fez honra à Cúria Romana pela sólida fé que o caracterizava, por sua genuína espiritualidade, seu animado “sensus Ecclesiae”, o grande equilíbrio em seus julgamentos, sua calma, bom senso, amabilidade e gentileza”.

Testamento

Em seu testamento espiritual redigido em 26 de fevereiro de 2007, o cardeal Tomko afirma que o ministério desenvolvido por ele como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos “tinha tomado posse de seu coração”.

“Sentia este serviço como uma contribuição para a construção e crescimento do Corpo Místico da Igreja e amava as jovens igrejas missionárias com toda sua beleza e fragilidade: as celebrações, os bispos e os missionários, os seminaristas, as religiosas, o povo muitas vezes pobre. Foi muito lindo labutar e sofrer por esta Igreja missionária viva!” (De seu testamento espiritual)

Na conclusão da homilia, o cardeal Giovanni Battista Re afirmou:

“Em oração, confiamos este nosso irmão a Deus, para que na imensidade de seu amor Ele lhe dê aquela alegria e paz, que ele ganhou através de seu serviço fiel e generoso à Igreja, ao Papa e à Santa Sé”


A Igreja Sinodal, segundo o arcebispo de São Paulo

A Igreja sinodal e seu caminho de comunhão, conversão e renovação missionária foram destaques no “Encontro com o Pastor” da quinta-feira, 11, apresentado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Inicialmente, Dom Odilo recordou a memória litúrgica de Santa Clara de Assis, irmã de São Francisco. “Santa Clara, junto a São Francisco, acolheu o ideal franciscano da vida segundo o Evangelho, na pureza e na pobreza”, afirmou. O Arcebispo explicou ainda que a Ordem das Clarissas, proveniente da Santa, é uma ordem feminina contemplativa, que tem como finalidade “ajudar as pessoas a encontrarem Deus”. 

A conclusão do curso anual de aprofundamento teológico e pastoral do clero arquidiocesano foi destaque no programa. Dom Odilo afirmou que foram tratados os diversos aspectos e implicações da Igreja sinodal, e frisou que a comunhão, conversão e renovação missionária constantes são qualidades que devem marcar uma Igreja sinodal. 

Igreja em comunhão

Aos ouvintes, Dom Odilo explicou que uma Igreja em comunhão é aquela que não é dividida e não se dispersa, “mas que caminha junto com Jesus” e que tem consciência de estar na história. 

Sobre a conversão, o Arcebispo frisou que “a Igreja precisa estar sempre se convertendo de novo a Jesus Cristo e ao Evangelho”, e que este processo ajuda na caminhada eclesial.  

“É a condição para que a Igreja viva e traga sempre novos frutos e não envelheça”, assim definiu a renovação missionária, afirmando que a Igreja deve estar sempre atenta aos novos apelos. 

Dia dos pais

Por fim, Dom Odilo falou sobre o dia dos pais, a ser comemorado no próximo domingo, 14. “É importante valorizar a figura do pai e os pais valorizarem-se diante dos filhos”, afirmou, destacando ainda que a figura do pai é fundamental para uma educação equilibrada dos filhos. 

O Arcebispo conclamou os pais a participarem das missas dominicais junto às famílias.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
CardeaisDireto do VaticanoIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia