Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que magnatas da internet proíbem que filhos usem smartphones?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
3 przesłania Steve’a Jobsa, z których katolik może zaczerpnąć

ASSOCIATED PRESS/FOTOLINK

Umberto Macchi - publicado em 12/08/22

Steve Jobs, o fundador da Apple, não permitiu que as suas filhas adolescentes utilizassem iPhones e iPads. E além dele há muitos outros

O problema da onipresença de dispositivos eletrônicos nas mãos das crianças está agora a espalhar-se rapidamente. De acordo com investigações da associação Common Sense Media sobre a população americana, os adolescentes passam uma média de seis a oito horas em frente de uma tela. E o absurdo é que 45% dos adolescentes americanos estão conscientes de que são viciados em smartphones. Mas há quem mantenha os filhos afastados dos smartphones e das redes sociais: os fabricantes destes dispositivos. Sim, você leu direito: os magnatas do Vale do Silício ensinam os seus filhos a limitarem drasticamente o uso de smartphones.

As contradições dos pioneiros da web

Steve Jobs, o fundador da Apple, não permitiu que as suas filhas adolescentes utilizassem iPhones e iPads. Bill Gates, o fundador da Microsoft, não deu aos seus filhos smartphones antes dos catorze anos de idade e impôs regras rigorosas, tais como um “toque de recolher digital”.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, monitora os websites visitados pelos seus filhos fazendo-os enviar-lhe relatórios semanais sobre a sua utilização. Sundar Pichai, CEO do Alphabet e Google, baniu os smartphones dos seus dois filhos até aos catorze anos de idade e limitou a visualização da televisão a algumas horas por dia.

Chris Anderson, antigo editor da Wired e CEO da Robotica 3D, impôs limites de tempo e controles a todos os dispositivos eletrônicos dos seus filhos, bem como a proibição de telas no quarto até à idade de dezesseis anos. Evan Williams, co-fundador do Twitter, Blogger e Medium, compra livros para os seus filhos adolescentes, não aparelhos tecnológicos. Susan Wojcicki, CEO do YouTube, só permitiu smartphones quando os seus filhos começaram a sair sozinhos, mas confisca-os durante as férias.

E estes são apenas alguns dos pioneiros da web que ajudaram a criar a realidade virtual mas proibiram os seus filhos de fazer parte dela (pelo menos até uma idade razoável e com restrições). Os magnatas do Vale do Silício chegam ao ponto de incluir nos contratos com as babysitters dos seus filhos (que muitas vezes trabalham para o gigante online UrbanSitter) uma cláusula que proíbe a utilização, para qualquer finalidade, de smartphones, tablets, computadores e televisores na frente das crianças. Uma pessoa pergunta-se: o que é que estes pioneiros da web sabem sobre as ferramentas que promovem e que nós consumidores não sabemos? Mas isto não é o fim da história…

Escolas

Os gestores do Vale do Silício não só proíbem (ou restringem) dispositivos tecnológicos em casa: eles escolhem escolas que não são de todo de alta tecnologia. Se os institutos públicos americanos que acomodam as crianças das classes médias e mais pobres estão a tornar-se cada vez mais digitais (um elemento essencial nos últimos anos de Covid, de modo a que mesmo os alunos mais desfavorecidos possam seguir as aulas à distância), e o Google/Apple estão cada vez mais a tentar colocar o seu software em escolas públicas, no Vale do Silício e noutras áreas habitadas por executivos de tecnologia, são cada vez mais populares as “Waldorf Schools”, escolas que promovem a abordagem educacional desenvolvida desde 1919 por Rudolf Steiner: aprendizagem através de atividades recreativas e práticas. Nestas escolas, o uso limitado de aparelhos eletrônicos só é possível a partir do oitavo ano. Mas por que esta ‘guerra’ contra a tecnologia?

O que a OMS afirma?

Provavelmente as escolhas dos magnatas do Vale do Silício seguem mais ou menos diretamente o que a OMS tem vindo a tentar fazer-nos compreender há algum tempo. As diretrizes são agora claras para todos, mas nem todos as seguem: para as crianças dos zero aos dois anos de idade há uma proibição absoluta de estar na frente de uma tela ou ecrã (tablet, TV ou smartphone), dos dois aos quatro anos não mais de uma hora por dia, dos seis aos dez anos de idade o limiar crítico para nas duas horas. Aparentemente, o tempo passado em frente às telas pode prejudicar as crianças e indica correlações com excesso de peso, obesidade, depressão, problemas de desenvolvimento motor e cognitivo e saúde psico-social. Além disso, a exposição excessiva a dispositivos traz o risco de prejudicar a capacidade de expressar emoções e se comunicar eficazmente.

A tecnologia é neutra ou não?

Tal como os Estados Unidos, muito outros países estão também a concentrar-se no desenvolvimento digital das escolas públicas, tentando transformar as salas de aula em ambientes de aprendizagem conectados e digitais. Contudo, como tenho dito muitas vezes, deveria haver uma responsabilidade coletiva de considerar o conceito de educação tecnológica da mesma forma que a educação cívica, ambiental e sexual. Os pais devem prestar mais atenção e explicar às crianças como utilizar a tecnologia. As escolas devem orientar os adultos de amanhã na utilização de certas ferramentas tecnológicas desde tenra idade, e as plataformas devem criar uma série de ferramentas para os ajudar a ter esse mínimo de controle sobre os seus filhos e dar aos criadores de conteúdos ferramentas para limitar o acesso a audiências abaixo de uma certa idade. Quer a tecnologia seja neutra ou não, acredito que todos os elementos existem para imaginar um futuro onde as tecnologias ajudem os seres humanos e onde o papel das normas e da educação se torne novamente central para as gerações futuras.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
EducaçãoFilhosInternettecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia