Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Pais, os melhores amigos dos filhos!

shutterstock_1072195937.jpg

Mladen Zivkovic | Shutterstock

Canção Nova - publicado em 14/08/22

Criar e manter abertos os canais de comunicação com os filhos, a partir da escuta atenta e respeitosa, é fundamental para o fortalecimento da relação de confiança

Mesmo sendo cada vez mais presentes, participativos e carinhosos nos tempos atuais, muitos pais ainda desconhecem a real dimensão do espaço que ocupam na vida de seus filhos e filhas.

Por muito tempo, a psicologia enfatizou apenas a estreita relação afetiva entre mães e filhos, principalmente nos primeiros anos de vida, até que pesquisas recentes reconheceram o papel paterno no desenvolvimento dos filhos desde a gestação. Mas esse novo conceito e merecido prestígio ainda causa surpresa a muitos homens que, embora timidamente, começam a perceber todos os benefícios de sua presença carinhosa na convivência familiar. Além de ser produtiva para pais e filhos, pode ser uma tarefa muito divertida e enriquecedora, quando há equilíbrio entre direitos e deveres nessa relação.

A paternidade responsável começa no planejamento familiar e acompanha todas as etapas da vida dos filhos, desde a gestação até a vida adulta. O pai moderno é aquele que tem a clara noção de que o homem não é só nem o único provedor do lar, dedicado apenas ao trabalho, mas sabe que deve gastar tempo, energia e disponibilidade para estar com sua família e compartilhar a vida de forma simples e intensa.

Para que a falta de tempo não impeça essa convivência, é preciso que estabeleçam prioridades e, com criatividade, proporcionem momentos de proximidade com os filhos. Cumprir com alegria tarefas rotineiras como levar e buscar na escola, aproveitando para conversar sobre as coisas do dia a dia, sem que isso pareça um peso.

Criar e manter abertos os canais de comunicação com os filhos, a partir da escuta atenta e respeitosa, é fundamental para o fortalecimento da relação de confiança. As historinhas contadas para os filhos na hora de dormir, aos poucos, devem dar lugar à escuta de como foi o dia e das “confissões de adolescentes” que só saem nesse ambiente de aconchego e segurança –, estendendo-se até à iniciação profissional e empreendedora.

É necessário ao pai cultivar sempre uma postura de sensibilidade e ternura, essencial ao bom desenvolvimento humano. O pai que abraça o filho e a filha, ternamente, rompe com os preconceitos e deixa neles a semente da bondade e da generosidade, tão raras nesses tempos em que observamos tantos casos de violência verbal e física.

Esse novo conceito de paternidade faz a diferença na mudança de paradigmas em nossa sociedade, que está cada vez mais interconectada em redes. E, nesse contexto, a tendência é aumentar os conflitos entre pais e filhos, que se isolam no mundo virtual. Por isso, torna-se urgente desenvolver habilidades de mediação e busca de consenso por meio do diálogo.

O princípio da boa relação está em compreender que cada pessoa é diferente em desejos, necessidades, percepções, noção de valores e personalidade.

Feliz Dia dos melhores amigos dos filhos!

Por José Expedito da Silva: jornalista e apresentador do Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova

Tags:
FamíliaFilhospaisPaternidade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia