Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Somos sombra, mas também somos luz

luz e sombra

Shutterstock

Talita Rodrigues - publicado em 15/08/22

Entenda por que precisamos aceitar aquilo que há de mais desagradável em nós, sem perdermos de vista a nossa beleza intrínseca

Você ja se percebeu refém de certos comportamentos que ainda não conseguiu mudar? E como você se relaciona com eles? Sente raiva, vergonha, culpa, esconde isso dos outros e até de si mesmo? Ou tem consciência e procura acolher, compreender, até conseguir transforma-los?

Manter os aspectos da nossa sombra escondidos é como tentar segurar um balão bem grande cheio de ar embaixo da água: consome sua energia, e a qualquer hora você pode levar uma bolada na cara.

Nós só podemos encontrar paz quando aceitamos verdadeiramente aquilo que há de mais desagradável em nós e quando, ainda assim, não perdemos de vista nossa beleza intrínseca…

Somos sombra, mas também somos luz

Geralmente, as nossas sombras se mostram nos nossos momentos de crise. Toda crise é um reajuste. Pode se manifestar em forma de sofrimento, dificuldades, transtorno, incertezas ou sob a forma de uma simples insegurança que deriva de novas e desconhecidas formas de viver, em sair da zona de conforto, em viver algo diferente do modo habitual. A crise sacode hábitos arraigados, possibilitando um novo crescimento.

Portanto, tenha consciência que a mudança é uma característica essencial da vida. Não se apague, aprenda a fluir com ela, e aprenda sobre si mesmo com ela.

Quando sua sombra vier para movimentar sua vida, preste atenção no que ela está levantando lá das profundezas. Ali reside uma oportunidade de trazer um pouquinho mais de luz para o que até então estava na sombra.

Você terá que ser corajoso(a) o suficiente para se olhar no espelho e enxergar também o que não é bonito. Está disposto(a) a tentar?

Clique aquipara ter acesso a mais conteúdos como este.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia