Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 09 Junho |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Menino “corajoso” surpreende o Papa Francisco na Audiência Geral

000_32GM96W.jpg

AFP

Ary Waldir Ramos Díaz - publicado em 17/08/22

Quando o garoto driblou a segurança e subiu ao palco, o Papa falava justamente sobre a aliança entre crianças e idosos. Poderia haver participação melhor nesta catequese?

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 17 de agosto de 2022, um menino de cinco anos – que o próprio Papa Francisco chamou de “corajoso” – driblou a segurança e subiu ao palco onde o Pontífice pregava justamente sobre “a aliança entre os idosos e crianças”.

Diante de milhares de fiéis e peregrinos que compareceram à sala Paulo VI do Vaticano, o menino roubou a cena. Ele ficou ao lado do Papa Francisco e o acompanhou calmamente de pé até o momento da oração final e da bênção apostólica. 

Enquanto rezavam o Pai Nosso em latim, os presentes observavam o menino, que tinha um terço nas mãos. O terço foi um presente do Papa.

Francisco e o garoto permaneceram lado a lado, e, em algumas ocasiões, trocaram olhares cúmplices. O Santo Padre, de fato, se divertiu com a “imprudência” do garoto e seu caráter gentil – algo fora do comum para a tenra idade.

Assim que o Papa o viu, perguntou seu nome e o convidou a ficar. Antes da bênção, colocou a mão na cabeça do menino para indicar aos presentes que sua pregação se tornou carne e osso e, portanto, um testemunho concreto. 

“Na audiência geral falamos sobre o diálogo entre os velhos e os jovens”, disse o Santo Padre, apontando para o garoto e sob os aplausos dos fiéis e peregrinos.

“O testemunho dos idosos é um dom autêntico, uma verdadeira bênção para as crianças. A aliança dos mais velhos com os mais novos salvará a família humana”, afirmou o Bispo de Roma.

O testemunho dos avós e idosos

“As etapas da vida não são mundos separados que competem entre si, mas sim uma aliança que une passado, presente e futuro, dando força e beleza à humanidade”, afirmou o Papa.

“Dar testemunho de fé diante de uma criança é semear esta vida, também dar testemunho de humanidade e fé é a vocação do idoso, dar como testemunho às crianças a realidade que viveram”. 

“Nós, os idosos, somos chamados a testemunhar para que as crianças o levem adiante”, disse o Papa de 85 anos, que caminhou até a Sala Paulo VI com a ajuda de um bengala.

A morte virá para todos, mas… 

No seu discurso em italiano, o Francisco também deu continuidade à sua meditação sobre a morte. Disse o Pontífice:

“A morte é certamente uma passagem difícil da vida, para todos nós: é uma passagem difícil. Todos temos de chegar lá, mas não é fácil. Contudo, a morte é também a passagem que fecha o tempo da incerteza e abandona o relógio: é difícil, porque ele é a passagem da morte. Porque a beleza da vida, que já não tem prazo, começa precisamente naquele momento. Mas começa com a sabedoria daquele homem e daquela mulher, idosos, que são capazes de dar testemunho aos jovens.”

Clique aqui para ler o texto completo da catequese do Papa.

Tags:
Audiência GeralCriançasIdososPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia