Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O que a sua casa diz sobre você?

mulher decorando parede

Shutterstock

Os objetos de decoração compõem a atmosfera que você quer criar no seu lar

Cecilia Pigg - publicado em 17/08/22

A organização, a decoração e a atmosfera do seu lar dizem muito sobre a sua personalidade e sobre como você quer que as pessoas se sintam na sua casa

Eu uso um diário em que, todos os dias, respondo uma pergunta em poucas frases. E, todos os anos, no mesmo dia, respondo a mesma pergunta novamente. Então, com o tempo, posso voltar e ver quais respostas dei de um ano para o outro.

A pergunta de ontem me fez largar o caderno e pensar por um longo tempo. Era, na verdade, para eu preencher a lacuna de uma frase, que dizia: “Cultivo uma atmosfera de ________ em casa”.

Hummm… Que tipo de ambiente cultivo em minha casa? Será que realmente eu tento criar e nutrir uma certa atmosfera?

A decoração faz parte disso. A forma como arrumo os móveis faz parte disso. Mas minha atitude e a maneira como me comunico também fazem parte da atmosfera da minha casa. Decidi fazer um balanço de como recebo as pessoas e que mensagem minha casa passa elas. Ou seja: o que a minha casa diz sobre mim?   

Atmosfera

Em primeiro lugar, imaginei que atmosfera quero criar na minha casa. Em outras palavras: o que eu quero que as pessoas sintam quando vierem à minha casa? Quando alguém vier à minha casa, poderá saber quem eu sou através da decoração e da atmosfera do meu lar? A forma como eu decoro revela o que é importante para mim?

Decidi que queria que as pessoas se sentissem bem-vindas, calmas e confortáveis ​​quando entrassem no espaço da minha família. Então, eu observei como minha casa foi montada. 

Quando alguém entra nela, é recebido em um grande hall. Normalmente, eu uso essa entrada para guardar coisas. Isso é útil para mim, mas fica confuso para os outros. A desorganização ali não proporciona uma sensação de paz ou calma. Então, decidi que era hora de organizar a entrada e considerar uma maneira diferente de armazenar as coisas que costumo manter no hall. Ter menos coisas lá me ajuda a me sentir mais calma, e isso me permitirá passar essa calma para meus convidados.

Em seguida, observei os principais espaços onde as pessoas se sentam e visitam quando estão aqui – a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. As cadeiras e o sofá pareciam estar dispostos de uma maneira propícia à conversa. Percebi algumas pequenas coisas que anotei para tentar melhorar no futuro – como talvez adicionar um pequeno banco para as pessoas colocarem bebidas durante uma conversa, colocar alguns cobertores nas proximidades nos meses de inverno e adicionar algum tipo de assento na cozinha quando alguém está por lá enquanto eu cozinho.

Decoração

Depois de considerar como eu quero que as pessoas se sintam e se a disposição dos móveis e organização ajudam ou atrapalham essa atmosfera, voltei minha atenção para a decoração.

Minhas decorações ao redor da casa contribuem para a atmosfera que eu quero criar? O que elas dizem sobre quem eu sou e o que é importante para mim?

Primeiramente avaliei quantas decorações eu tenho – pinturas, quadros, tapeçaria etc. Elas estavam confusas ou mal organizadas, deixando uma sensação de opressão, em vez de paz? Ou a casa estava muito vazia, fazendo com que ela parecesse impessoal? Acho que minhas paredes beiram a categoria mal organizada, por isso anotei algumas coisas para reorganizar. 

Cada obra de arte tem uma história, desde as muitas imagens religiosas que temos, até as peças de arte criadas pelo meu marido ou compradas em viagens. Percebi que não tinha muitas fotos da minha família, então imaginei que seria bom acrescentar. No geral, porém, senti que as decorações ao redor do espaço mostram adequadamente o que é importante para mim e minha família e adicionam uma visão sobre quem somos. 

Disposição do coração

Finalmente, eu me virei para dentro de mim mesma. Eu sei que algumas das minhas maiores lutas com a hospitalidade são minha própria falta de espontaneidade e de interesse em conversas fiadas. Percebi também que, se exalar hospitalidade e paz, minha presença é uma atmosfera mais poderosa do que qualquer coisa que eu possa criar com minhas decorações e e com a disposição dos móveis.

Que estresses e inseguranças posso eliminar para me ajudar a ser a atmosfera pacífica e acolhedora que desejo? Que boas perguntas posso fazer para deixar a conversa mais profunda, a fim de que meu hóspede se sinta bem acolhido e amado, em vez de ficar na superfície?

Fiz uma lista de pequenos passos para melhorar a atmosfera do meu coração e, consequentemente, da nossa casa. E, em vez de uma resposta curta para o meu diário, acho que vou escrever o link deste post. Vamos ver o que o próximo ano traz!

Tags:
CasaFamília
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia