Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O grande exemplo que Santa Mônica deixou para todas as mães

ŚWIĘTA MONIKA

G.dallorto/Wikipedia

Hozana - publicado em 19/08/22 - atualizado em 12/05/23

Entre outras coisas, Santa Mônica ensinou que as mães e pais devem se preocupar com a salvação e santificação dos filhos. Mas como?

Mônica nasceu no norte do continente africano, na cidade de Tegaste, no ano 332 D.C.

Fazia parte de uma família abastada, que tinha vários escravos em suas propriedades. E justamente uma escrava é que cuidou da menina em seus primeiros anos. Através de manuscritos é que se sabe que desde criança era muito religiosa e disciplinada. Sempre procurava auxiliar os menos favorecidos, pelos quais tinha grande paciência e mansidão. 

Casou-se ainda jovem com um nobre chamado Patrício, que era membro do conselho da cidade. Possuía terras, escravos e tinha uma boa posição social. No entanto Patrício era um homem rude e violento, de difícil trato. Foi motivo de muito sofrimento para Mônica, que orava muito para que Deus o tornasse um homem mais afável. 

Desta união nasceram três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa. Agostinho, o mais velho, dava grandes preocupações para sua mãe. A dificuldade para criá-lo foi tão grande que para demonstrar que suas ações tinham consequências, o proibiu, certa feita, de entrar em casa. 

Santa Mônica e a oração pelos filhos

Constantemente rezava pela conversão de seu filho e também de Navígio. Com muita paciência nunca abriu mão de sua fé cristã. Anos a fio rezava por seu marido e seus filhos. Foi recompensada ao ver todos convertidos por Deus. 

Durante 30 anos orou, principalmente pelo seu filho Agostinho, e foi ouvida, pois seu filho, hoje, é conhecido como Santo Agostinho. E assumiu seus filhos com coragem e como instrumento de santificação para as famílias e para a sua própria. Isto influenciou todo o Ocidente cristão, e influencia até hoje. 

Santo Agostinho escreveu sobre sua mãe, entre outras coisas: “Ela foi meu alicerce espiritual que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus”. 

O grande exemplo

Santa Mônica deixou um exemplo para todas as mães, através do ensinamento de que, além de educar os filhos para viverem em sociedade, precisam também, educá-los para Deus, desenvolvendo neles a vida espiritual. Santa Mônica ensinou que as mães e pais devem se preocupar com a salvação e santificação dos filhos. 

Aos 56 anos, no ano de 387, ela faleceu. Em seu livro autobiográfico, Santo Agostinho fez um monumento indelével em memória de sua mãe, Santa Mônica.

O túmulo de Santa Mônica só foi descoberto no ano de 1430. O Papa Martinho V transportou o corpo para Roma e o sepultou na Igreja de Santo Agostinho.

Foi canonizada pelo Papa Alexandre III, por ter sido responsável pela conversão de Santo Agostinho. Foi declarada padroeira das Associações das Mães Cristãs. A festa de Santa Mônica é comemorada no dia 27 de agosto de cada ano. 

Santa Mônica é a inspiração para que todas as mães saibam abraçar a Fé, o sofrimento e a dor, e assumam seus filhos com coragem, como instrumentos de santificação para as famílias e para as suas próprias.  

Mãe, assim como Santa Mônica, reze também pelo seu filho. Clique aqui para participar da novena de Santa Mônica pela conversão dos nossos filhos.

Tags:
ConversãoFilhosMaternidadeOraçãoSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia