Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Eleições 2022: bispos do Centro-Oeste dão 6 orientações para o voto católico

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Brasil

Shutterstock-MesquitaFMS

Francisco Vêneto - publicado em 23/08/22

O candidato escolhido deve ter a "ficha limpa", ser contra o aborto e divulgar a verdade

Bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicaram 6 orientações para o voto católico nas eleições 2022.

Em nota oficial veiculada na última sexta-feira, 19, os prelados mencionam a encíclica Deus Caritas est, do Papa Emérito Bento XIV, e reforçam que a Igreja não tem partido nem deve se colocar no lugar do Estado, mas “também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça”.

Entre as seis orientações destacadas pelos bispos, estão as de que o candidato a ser escolhido pelos católicos deve ter a “ficha limpa”, ser contra o aborto e divulgar a verdade. Confira todas as diretrizes:

“Apoiados no Evangelho, fonte da Doutrina Social da Igreja, nós, bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, oferecemos aos nossos diocesanos e às pessoas de boa vontade algumas orientações e determinações para as eleições 2022:

  1. Avalie o histórico do candidato, seu itinerário político, se tem uma vida honesta e não está envolvido em fraude ou corrupção. Vote apenas em candidato “ficha limpa”;
  2. Conheça a proposta de governo do candidato, veja se é um plano consistente e comprometido com o bem comum, em particular com os pobres e excluídos, com a defesa da Casa Comum, da cultura da paz, com uma economia a serviço da vida, e se o candidato é capaz de cumpri-lo;
  3. Apoie candidatos defensores e promotores da vida humana e de sua dignidade, que sejam contrários ao aborto e à eutanásia;
  4. Divulgue a verdade dos fatos e não espalhe notícias falsas (fake news). Estas são uma ofensa às pessoas, destroem a democracia e a sua disseminação é um delito com consequências morais e jurídicas;
  5. Aos sacerdotes e religiosos sob a nossa jurisdição canônica fica vetado o uso das redes sociais, das celebrações litúrgicas, ou outros momentos eclesiais para manifestações político-partidárias, sob pena prevista no Código de Direito Canônico (Cân. 285, §3; 1371, §1);
  6. Exceto em locais sagrados, é importante promover encontros com candidatos de partidos diversos, moderados por um membro da comunidade eclesial, visando conhecer suas propostas”.

A nota na íntegra pode ser consultada no site oficial do Regional Centro-Oeste da CNBB, que cobre Goiás e o Distrito Federal.

A título de curiosidade, vale observar que, apesar da coincidência do nome, este Regional não corresponde às mesmas áreas do agrupamento estatístico de Estados que o IBGE denomina de Região Centro-Oeste do Brasil, já que, na CNBB, Mato Grosso corresponde ao Regional Oeste 2 e Mato Grosso do Sul ao Regional Oeste 1.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BisposCatólicosPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia