Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Cultura & Viagem
separateurCreated with Sketch.

Caminho Cartuxo: A impressionante e pouco conhecida rota de peregrinação

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
montsant-3.jpeg

Shutterstock

Daniel R. Esparza - publicado em 24/08/22

Um itinerário curto mas intenso, o Caminho Cartuxo pode ser percorrido em apenas dois dias

O grande Mosteiro Cartuxo de Escaladei foi fundado em 1194 por Alfonso II de Aragão, no norte da Península Ibérica, na Catalunha, a cerca de duas horas de Barcelona. O local logo se tornou um centro de poder económico, político e espiritual. De fato, a área – uma região vitivinícola de renome – é ainda conhecida como El Priorat (ou seja, o Priorado), numa referência direta a este mosteiro.

Por volta do século XIII, tendo recebido proteção real e importantes doações do Rei Jaime I (“o Conquistador”), Escaladei adquiriu grande prestígio, incluindo jurisdição feudal legal sobre as cidades e terras vizinhas. Em suma, os Cartuxos promoveram a atividade econômica, social e cultural na região, pelo que se tornou necessário estabelecer uma rede de rotas de ida e volta ao mosteiro. Esta rede acabaria por se tornar o Caminho Cartuxo.

As primeiras estradas que levavam ao mosteiro eram utilizadas tanto por monges como por leigos para atravessar as montanhas e vales do que é hoje a Reserva Natural de Montsant.

Uma intrincada rede de estradas subsidiárias conduziu a aldeias, cidades e eremitérios que ainda podem ser visitados. Foi assim que nasceu o Caminho Cartuxo.

Alguns destes eremitérios, como a Ermida de Puigcerver, que fica no alto de uma colina com vista para o Mediterrâneo de cortar a respiração, oferecem aos peregrinos serviços de quarto e alimentação a preços muito acessíveis.

Peregrinação

A tradição afirma que o Caminho Cartuxo original era suficientemente largo para ser utilizado pelos pastores quando levavam os seus rebanhos pela montanha abaixo, até Reus. Este caminho acabou por conduzir à Estrada Real, que ligava a costa mediterrânea à cidade de Lérida, uma rota comercial que se manteve ativa até ao século XVI.

carthusian-camino-2.jpeg

Estes antigos caminhos e estradas são típicos da paisagem ibérica e têm hoje um valor histórico imenso. Caminhar pelas estradas cartuxas do Montsant permite ao caminhante-peregrino descobrir a sua história e beleza natural, cultural e espiritual.

Há três itinerários diferentes que o peregrino pode escolher. Esses itinerários podem ser feitos separadamente ou podem ser combinados para cobrir toda o Caminho Cartuxo em apenas dois dias – um plano ideal para o fim de semana.

  • Primeiro dia: a Travessia da Serra Maior, de Cabacés a Albarca, leva o peregrino através das florestas e vales de Montsant durante cerca de 19 quilômetros.
  • Segundo dia: o Caminho Cartuxo propriamente dita, que está dividido em duas seções. A seção A, que tem quase 13 quilómetros de comprimento, vai de Albarca até às impressionantes ruínas da Casa Charter de Escaladei. A seção B vai do Charterhouse a Cabacés, por mais uns bons 11 quilômetros.

A Escada de Deus

Lendas locais afirmam que, enquanto os Cartuxos atravessavam a Sierra del Montsant, encontraram um pastor que lhes disse ter visto alguns anjos que escalavam os penhascos íngremes da cordilheira usando uma escada que subia até às nuvens. Os monges viram isto como um sinal de Deus, a história do pastor parecida com a da escada de Jacó (Gen. 28:11-19). Assim, decidiram construir ali o seu foral, e chamam-no Scala Dei, “Escada de Deus”.

escaladei5.jpeg

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
mongesperegrinacaoViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia