Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como organizar corretamente um quarto de criança

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
bonnesoeurs-design-lit-maison-pour-les-enfants-du-design

© Bonnesoeurs

Marzena Devoud - publicado em 25/08/22

Tanto prático como lúdico, o quarto de uma criança é a sua própria casinha em casa. Deve ser um lugar para descansar, brincar e fazer atividades. Aqui estão algumas dicas e truques para fornecer com sucesso este pequeno e acolhedor ninho onde a sua criança aprenderá a crescer

É muito importante organizar o espaço de vida dos nossos filhos. À medida que eles vão envelhecendo, suas necessidades e desejos mudam: a cama cresce com eles, uma escrivaninha ganha espaço, o armário muda… Num quarto de criança, onde os metros quadrados são frequentemente limitados, mudar o mobiliário ou colocar uma cama alta são obviamente as primeiras ideias a adotar para otimizar o espaço. Aqui estão as nossas dicas sobre como tirar o máximo proveito do seu espaço.

1CRIAR UM AMBIENTE ONDE A CRIANÇA GOSTE DE PASSAR TEMPO

Uma criança que se sente confortável no seu quarto vai naturalmente para lá. A primeira coisa a fazer é encorajar o seu filho(a) a desfrutar do seu quarto, mesmo antes de começar a organizá-lo perfeitamente. Para fazer isso, basta instalar um tapete como área para brincar, algumas almofadas para um canto de leitura, uma mesa de desenho, uma mesinha de apoio etc., delimitando claramente cada espaço. Dependendo dos seus desejos e hábitos, o quarto torna-se naturalmente um local onde gostam de passar tempo. Desta forma, a criança irá gradualmente criar o seu próprio ninho acolhedor onde se sentirá segura.

2DEFINIÇÃO DE UMA ÁREA DE SONO

A área de sono é essencial para o sono da criança. Deve ser confortável e adaptada à idade da criança, e deve estar bem isolado de outras áreas. Pode-se optar por uma cama alta. Para além de ser agradável para a criança, a cama alta cria espaço debaixo da cama. Permite uma área de brincadeira, um espaço de armazenamento ou um banco. É um lugar muito pessoal onde a criança se pode isolar quando quer. A partir da idade de 4 a 8 anos, é preferível uma cama de meia altura (cerca de 130 cm). A partir dos 6 anos de idade e dependendo do carácter da criança, uma cama mezanino é uma boa alternativa.

3DEIXAR O ARMAZENAMENTO A UM ALCANCE FÁCIL

O armazenamento deve ser fácil e acessível desde tenra idade. Não é de admirar que o quarto esteja uma confusão se a criança não conseguir guardar as suas próprias coisas. Para os mais novos, podem-se instalar cestos de brinquedos, caixas com rodas ou caixas à sua altura. Mostrar à criança como guardar as suas coisas irá encorajá-la a fazê-lo espontaneamente. Um pequeno guarda-roupa à sua altura pode então ser instalado para lhe ensinar a arrumar a roupa. Se não houver espaço suficiente, então ponha coisas que a criança não usa com muita frequência no alto.

4OPTAR POR MOBILIÁRIO PROGRESSIVO

O quarto da criança deve corresponder às suas necessidades de acordo com a sua idade. Quer se trate de uma cama, guarda-roupa ou cadeira, o mobiliário progressivo pode ser adaptado às necessidades da criança em termos de disposição e estilo. Esta nova geração de mobiliário tem vindo a crescer há já alguns anos, seguindo a curva de crescimento da criança e adaptando-se às suas necessidades. Por exemplo, berços com barras que se tornam camas de juniores. A cadeira pode ser ajustada segundo a altura que se quiser. Há também mesas que podem ser ajustadas em altura para o máximo conforto.

5DECORAR DE ACORDO COM A PERSONALIDADE DA CRIANÇA

Durante os primeiros anos de vida de uma criança, o quarto é decorado de acordo com o gosto dos pais. É natural que gradualmente se torne o seu próprio mundo. A partir dos 3 ou 4 anos de idade, quando o carácter da criança se afirma, começa a exprimir o que lhe agrada. Inspire-se nos seus gostos ao projetar o ambiente, basta perguntar-lhes o que querem. Ao envolver a criança na escolha da cor ou do estilo, permite-lhe afirmar a sua personalidade. Claro que, para evitar surpresas desagradáveis, mostre-lhe vários bons exemplos em revistas ou catálogos de decoração de que goste. Tantos caminhos a explorar com o seu filho(a) para criar um ninho acolhedor onde ele ou ela aprenderá a crescer!

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
CasaCriançasFamília
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia