Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

São Luís da França: o rei que alimentava os pobres antes de fazer as próprias refeições

1200px-Statue_of_Louis_IX,_Basilique_du_Sacré-Cœur_de_Montmartre,_Paris_2009

Larry Johnson | CC BY 2.0

Philip Kosloski - publicado em 25/08/22

E - acredite - seus atos de caridade não paravam por aí

São Luís da França é frequentemente chamado de “modelo de monarca cristão”. Parte da razão desse reconhecimento foi sua extraordinária caridade para com os pobres. Ele não apenas instruía os outros a alimentar os menos favorecidos, mas lhes dava comida com as próprias mãos.

A biografia St. Louis, King of France (“São Luís, Rei da França”) explica que ele tinha uma afeição pelos pobres desde quando era pequeno:

“Desde a sua infância, o rei tinha pena dos pobres e aflitos, e o costume era que, onde quer que o rei fosse, cento e vinte pobres todos os dias tivessem uma refeição abundante em sua casa, com pão, vinho e carne ou peixe.”

Essa afeição pelos pobres o levou a resolver o problema com as próprias mãos: antes que ele iniciasse as próprias refeições, garantia a alimentação de todos os pobres.

“Na Quaresma e no Advento o número dos pobres aumentava, e várias vezes aconteceu que o rei os servia, colocava a comida diante deles e lhes dava dinheiro com sua própria mão quando eles iam embora. Particularmente, nas grandes vigílias das festas solenes, ele servia os pobres, como acima relatado, antes de comer ou beber qualquer coisa”.

São Luís da França costumava, inclousive, convidar os pobres para jantar em sua mesa e comer a mesma comida que ele comia.

“Além de tudo isso, tinha todos os dias para jantar e cear com ele, velhos e aleijados, a quem dava os mesmos pratos que ele mesmo comia, e depois que comiam, levavam certa quantia em dinheiro.”

Quiçá todos os líderes possam se inspirar na história deste rei santo!

Tags:
CaridadeHumildadeSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia