Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Resenha de Imprensa: Novos cardeais – um teste antes de um possível conclave?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
000_32H76GF.jpg

AFP

I. Media - publicado em 30/08/22

Importante: O seu resumo das principais notícias do dia! Uma seleção de artigos escritos pela imprensa internacional sobre a Igreja e as principais questões que preocupam os católicos em todo o mundo. As opiniões e pontos de vista expressos nestes artigos não são dos editores da Aleteia

Terça-feira 30 de Agosto de 2022

  1. Novos cardeais – um teste antes de um possível conclave?
  2. A atitude de oposição subjacente ao Vaticano II não é católica, adverte um cardeal
  3. O eclipse dos católicos na política italiana?

1Novos cardeais – um teste antes de um possível conclave?

Após o consistório para a criação de 20 novos cardeais, a reunião de dois dias sobre a Constituição Apostólica da Cúria Romana está de fato a ser utilizada para discutir “muitas outras questões”, de acordo com a vaticanista Elisabetta Piqué. Ela vê no encontro “uma oportunidade extraordinária, especialmente depois da pandemia, para os cardeais de todo o mundo (…) não só para discutir os atuais desafios da Igreja, as suas preocupações, a situação complicada e crítica do mundo, mas sobretudo para se conhecerem pessoalmente. E isto “tendo em conta, inevitavelmente, que entre eles poderia estar o sucessor de Francisco”. O Papa terminou de dar forma à configuração do próximo conclave, acrescenta: “Dos 132 atuais eleitores cardeais de 69 países, 83 foram criados por ele, ou seja, quase dois terços dos cardeais que entrarão na Capela Sistina para eleger o seu sucessor, após a sua renúncia ou morte. Francisco também internacionalizou o Colégio dos Cardeais como nunca antes: os países do Norte perderam peso e os do Sul, “os das periferias”, ganharam peso. Dos 132 eleitores, 53 são da Europa, 38 das Américas, 21 da Ásia, 17 de África e 3 da Oceânia. Para Elisabetta Piqué, parece que o pontífice está a preparar-se para o futuro. Mesmo que não seja por agora, porque, para além dos seus problemas no joelho, “o antigo arcebispo de Buenos Aires está a ir muito bem, lúcido como sempre, de bom humor e longe de atirar a toalha”.

La Nacion, espanhol

2A atitude de oposição subjacente ao Vaticano II não é católica, adverte um cardeal

O novo Cardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, diz que aqueles que “obstinadamente” se opõem às reformas litúrgicas do Concílio Vaticano II correm o risco de tomar uma posição que já não é católica. “O Concílio é a legislação mais elevada que existe na Igreja”, disse aos jornais The Tablet e ao National Catholic Reporter. “Se se ignora isso, coloca-se de lado, à margem da Igreja. Torna-se mais protestante do que católico. O defensor da reforma conciliar, braço direito do Papa Francisco para a liturgia, acredita que é “muito grave” opor-se a ela. O prelado diz que a Missa vernacular pode ser tão digna como a Missa latina. Contudo, disse que apenas o rito tridentino está na mira do Vaticano: “A missa latina ainda está disponível no Missal de 1962 para aqueles que a desejarem”, disse ele.

The Tablet, inglês

3O eclipse dos católicos na política italiana?

“Na Itália há um mundo católico que pensa, escreve e produz todo o tipo de obras: mas no discurso público, a voz católica está quase ausente. Esta é a observação deste jornalista do Corriere della Sera, que acredita que só o Papa é ainda hoje capaz de se fazer ouvir na Península. A razão para este eclipse: a identidade católica tornou-se indefinível. Para “existir”, é preciso “consistir”. E cita a grande fratura ideológica que há entre certos católicos, em pontos como a noção de uma guerra justa ou o problema do aborto, por exemplo. Perante a secularização e o individualismo, o catolicismo passou de uma oposição resignada a uma lógica de compromisso. A identidade católica decompôs-se numa constelação de identidades. O princípio de permanecer unido em questões fundamentais foi quebrado. Como resultado, os católicos, embora ainda numerosos, tornaram-se politicamente mudos. Resta saber se isto é permanente ou não.

Corriere della Sera, italiano

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
CardeaisConclaveResenha de Imprensa
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia