Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Mudança de tom do Papa sobre guerra na Ucrânia?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
audiencja generalna papieża Franciszka

AP/Associated Press/East News ; FILIPPO MONTEFORTE/AFP/East News

I. Media - publicado em 31/08/22

Seu Boletim Direto do Vaticano de 31 de agosto de 2022
  1. O Papa Francisco adverte cardeais contra a mundanização
  2. Após a controvérsia sobre Daria Dugina, a Santa Sé defende as intervenções do Papa sobre a Ucrânia

1O Papa Francisco adverte cardeais contra a mundanização

Por Anna Kurian – No final de uma reunião de dois dias de cardeais de todo o mundo, o Papa Francisco apelou aos membros do Colégio de Cardeais para cultivarem o “espanto” e o “maravilhamento” numa missa que celebrou na Basílica de São Pedro a 30 de Agosto. Durante a sua homilia, o Papa pediu aos prelados para não serem arrastados para a mundanização do seu posto.

Diante dos cerca de 200 cardeais presentes, 20 dos quais ele tinha acabado de criar num consistório a 27 de Agosto, o Papa advertiu contra a tentação “de nos sentirmos ‘à altura’, de nos sentirmos ‘eminentíssimos'”. Ele alertou contra nutrir uma “falsa segurança”: “hoje, na realidade, é diferente, não é mais como era no início, hoje a Igreja é grande, a Igreja é sólida, e nos situamos nos graus eminentes de sua hierarquia – nos chamam “eminências”.

O que é um verdadeiro “ministro da Igreja”?

No final de dois dias de reuniões, onde os cardeais trabalharam na nova constituição da Cúria Romana, o chefe da Igreja Católica falou de “muitos erros pelos quais o Enganador procura mundificar os discípulos de Cristo e torná-los inofensivos”. “Este chamamento está sob a tentação da mundanidade que, passo a passo, priva-te das forças, priva-te da esperança, impede-te de ver o olhar de Jesus que nos chama pelo nome e nos envia. Este é o verme da mundanidade.” A vocação do cristão está sujeita à “tentação da mundanização”, acrescentou ele.

O pontífice de 85 anos ordenou então aos seus conselheiros mais próximos que cultivassem o “espanto” e “o maravilhamento de estar na Igreja, de ser Igreja”. Em várias ocasiões, desafiou os fiéis sobre a sua capacidade de se surpreenderem novamente com o plano de Deus. Ele disse: “Este maravilhamento não diminui com o passar dos anos, não desaparece à medida que as nossas responsabilidades na Igreja crescem. Graças a Deus, não! Torna-se mais forte, mais profundo”.

Finalmente, deixou os cardeais com a definição de um verdadeiro “ministro da Igreja”: “Aquele que sabe maravilhar-se com o plano de Deus e que, neste espírito, ama a Igreja apaixonadamente, pronto a servir a sua missão onde e como o Espírito Santo quiser”.

A Missa encerrou a sequência de quatro dias que começou com o consistório a 27 de Agosto. Desde 2013, apenas uma reunião comparável de todos os cardeais tinha sido convocada pelo Papa Francisco em 2015, há sete anos.


2Após a controvérsia sobre Daria Dugina, a Santa Sé defende as intervenções do Papa sobre a Ucrânia

Por Camille Dalmas – As intervenções do Papa Francisco sobre a guerra na Ucrânia são as de uma “voz que se eleva para defender a vida humana”, e não “uma posição política”, disse a Santa Sé numa declaração publicada a 30 de Agosto. Esta explicação surge alguns dias após a declaração do Papa Francisco sobre a morte de Daria Dugina, que causou controvérsia.

A breve mensagem dizia que as intervenções do Papa sobre “a guerra em grande escala na Ucrânia, iniciada pela Federação Russa” são “claras e inequívocas ao condená-la como moralmente injusta, inaceitável, bárbara, sem sentido, repugnante e sacrílega”.

“Cada palavra foi cuidadosamente pesada”, insistiu uma fonte do Vaticano contactada por I.MEDIA, que sublinhou a força dos termos utilizados no comunicado. “É a primeira vez que isto foi dito de forma tão clara”, insistiu ela, explicando que o objetivo desta intervenção era sobretudo “esclarecer a posição da Santa Sé” sobre a questão ucraniana.

A controvérsia em torno de Daria Douguina

A 24 de Agosto, durante a audiência geral, o Papa Francisco deplorou a morte de Daria Dugina, sem a citar explicitamente, referindo-se a uma “pobre rapariga que foi explodida por uma bomba debaixo do assento do seu carro em Moscou”. A observação, que acompanhou mais uma condenação do conflito pelo pontífice, provocou uma grande controvérsia, pois o chefe da Igreja Católica parecia ignorar o fato de que a jovem russa era uma ativista nacionalista que defendia a anexação da Ucrânia e de todos os territórios eslavos à Rússia, e portanto uma parte interessada na guerra em curso.

No dia seguinte, o Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbocas, foi convocado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano Dmytro Kouleba para explicar o significado das palavras do Papa em memória da ativista russo.

Sem citar explicitamente a declaração do Papa Francisco sobre Daria Dugina, a Santa Sé disse ter tomado nota de “discussões públicas” sobre o “significado político” destas intervenções.

O Vatican News, meio de comunicação oficial da Santa Sé, faz a ligação entre este comunicado de imprensa e a declaração do Papa Francisco sobre Daria Dugina. Recorda que o Papa expressou no mesmo discurso a sua tristeza pela morte de crianças russas e ucranianas inocentes, apelando ao silenciamento das armas na Ucrânia.

Um pastor, não um político

Na sua declaração, a Santa Sé insiste que as “numerosas” intervenções do Papa e dos seus colaboradores sobre a guerra na Ucrânia visam “convidar pastores e fiéis à oração, e todas as pessoas de boa vontade à solidariedade e aos esforços para reconstruir a paz”.

“O Papa falou como pastor, não como político”, disse a fonte do Vaticano a I.MEDIA. Ela insistiu na coerência da sua posição: “Ele é contra a pena de morte; condena qualquer tipo de homicídio; e por isso condena a morte de uma jovem mulher assassinada num carro, independentemente do seu comprometimento político”.

Mudança de tom

“Há uma mudança de tom neste comunicado”, disse a fonte do Vaticano, sublinhando a condenação explícita e clara da responsabilidade da Rússia na guerra. A Santa Sé reconhece agora o fracasso da sua tentativa de diálogo com a Rússia, e em particular com o Patriarca Kirill, que deveria encontrar-se com o Papa Francisco no Cazaquistão durante um encontro inter-religioso de 13 a 15 de Setembro, mas cancelou a sua participação. “A Santa Sé pode agora dizer as coisas mais claramente”, disse ela.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Direto do VaticanoGuerraPapa FranciscoUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia