Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Nem todo padre faz voto de pobreza: mas por quê? Um padre responde

Deus sempre tem um propósito

PopTika | Shutterstock

Pe. Cido Pereira - publicado em 31/08/22

"Ninguém é forçado a fazer um voto ou uma promessa. Votos e promessas são livremente assumidos"

O voto de pobreza não é feito por todos os padres. Mas por quê? A indagação foi apresentada ao pe. Cido Pereira, que mantém uma coluna de perguntas e respostas no portal O São Paulo, da arquidiocese paulistana.

Uma leitora identificada como Maria da Silva perguntou ao padre se o voto de pobreza é feito por todos os sacerdotes ou se “fica a critério de cada um aderir ou não”.

O pe. Cido explicou:

“Minha irmã, os religiosos, isto é, os padres que pertencem a uma ordem ou congregação religiosa, renunciam aos bens deste mundo, pelo voto de pobreza; renunciam à sua vontade para querer só o que Deus quer, pelo voto de obediência; e renunciam à sexualidade humana, para amar todas as pessoas com um amor maior.

Os padres diocesanos não fazem votos. Eles fazem uma promessa solene de simplicidade de vida, obediência ao bispo e castidade, por meio do celibato. Mas sejam diocesanos, sejam religiosos, os padres são chamados a viver a pobreza, a obedecer ao superior, e renunciam à paternidade de poucos pela paternidade de muitos”.

Independentemente de se emitir ou não o voto de pobreza, portanto, a virtude da pobreza evangélica deve ser praticada por todos os clérigos. O pe. Cido destacou:

“Não vive bem seu sacerdócio quem não faz as três renúncias. Vale dizer também que nenhum padre renuncia ao amor. O celibato e a castidade são assumidos em função de um amor maior”.

O sacerdote finalizou:

“Gostei da pergunta. Ela faz lembrar que ninguém é forçado a fazer um voto ou uma promessa. Votos e promessas são livremente assumidos. O sacerdócio que, para muitos, parece um fardo pesado é, na verdade, uma fonte de serena alegria”.

Tags:
PadresPobrezaVirtudes
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia