Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Por que a Missa do Padre Pio durava 3 horas?

SAINT PADRE PIO

Leemage

Padre Pio of Pietrelcina celebrating Mass. San Giovanni Rotondo, May 1966. ©MP/Portfolio/Leemage

Philip Kosloski - publicado em 31/08/22

São Padre Pio celebrava a Missa com grande emoção, dando muita atenção a cada detalhe

As celebrações da Santa Missa por parte de São Padre Pio costumavam ser lendárias. Muitas pessoas relataram que cada celebração chegava a durar até três horas.

Mas por que a Missa dele demorava tanto?

Para Padre Pio, a celebração da Eucaristia envolvia todo o seu ser. Era o ponto alto de seu dia e a fonte de sua força.

Padre Pio começava seu dia às 3h30, levantando-se para começar os preparativos para a Missa, que só começava às 5h30. Ele passava esse tempo em meditação e oração, preparando seu coração para a Eucaristia.

Quando chegava a hora do Padre Pio celebrar a Missa, ele ficava muito emocionado, com pleno conhecimento do que estava fazendo.

A Missa e a Paixão de Cristo

De acordo com o livro Padre Pio: The True Story (“Padre Pio: A verdadeira história”), o santo místico era capaz de entrar na Paixão de Cristo toda vez que ele celebrava a Missa:

“Independentemente de qualquer mérito de sua parte, acreditava que lhe era permitido reviver a Paixão de Jesus de maneira direta . ‘Tudo o que Jesus sofreu em sua Paixão, inadequadamente eu também sofro, na medida do possível para um ser humano. E tudo isso contra minha indignidade, e graças apenas à sua bondade.'”

Com isso em mente, não deveria ser surpresa que Padre Pio ficasse muito emocionado durante a celebração. Muitas vezes, ele chorava. Um devoto descreveu a experiência de observá-lo:

“No altar o Padre Pio ficava transfigurado. Seu rosto ficava mortalmente pálido, radiante e, às vezes, banhado em lágrimas. Havia uma intensidade em seu fervor; havia contrações dolorosas em seu corpo… Grandes soluços silenciosos o sacudiam de vez em quando. Tudo nele nos dizia o quão intensamente ele estava vivendo a Paixão de Cristo. Dava a impressão de que o espaço e o tempo tinham sido cancelados entre aquele altar e o monte do Calvário.”

Atenção a cada detalhe

Além disso, outra razão por trás da duração da Missa de Pio era sua atenção a cada detalhe de cada parte da liturgia, como observou o Padre Giovanni de Baggio:

“Ele parecia meditar em cada palavra, e ser levado a si mesmo por cada ação do rito. Lia com emoção, em voz baixa e quase cansada, sem pressa, pronunciando cada palavra distintamente.”

A consagração era o ponto alto da Missa para Padre Pio. O Padre Clement Naef observou que “Padre Pio passava de dez a quinze minutos adorando o Pão e o Vinho consagrados”.

Entretanto, em um momento de sua vida, o frade capuchinho já não conseguia celebrar uma Missa tão longa. Assim, as celebrações duravam apenas uma hora.

De qualquer forma, São Padre Pio lembra-nos que a Missa é muito mais do que os olhos podem ver e destina-se a transportar-nos ao Calvário, onde encontramos Jesus Cristo, nosso Senhor.

Tags:
EucaristiaLiturgiaMissaSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia