Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A Palavra de Deus é viva e eficaz

bible

Shutterstock | Dream Perfection

Hozana - publicado em 02/09/22

Por que a mesma Palavra de ontem ressoa nos dias atuais e com a mesma eficácia?

Caros irmãos, neste mês de setembro a nossa Igreja dinamiza a liturgia dando um enfoque todo especial à Palavra de Deus, ou seja, celebramos o mês da Bíblia com o objetivo de levar os fiéis a retomarem a sua atenção para com a Palavra, fazendo dela uma fonte que orienta a vida. Contudo, deve-se ter a consciência de que “a Palavra de Deus é Viva e eficaz, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4, 12).

A mesma Palavra de ontem, tão antiga e tão nova, ressoa hoje e com a mesma eficácia iluminando a vida de tantos que dedicam do seu tempo para meditá-la e ouvir a Deus que vos fala.

Como nos exorta o Santo padre, “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.” (Cf. Evangeili Gaudium, 1)

A Palavra que não passa

Nos dias de hoje, as palavras são tantas e interpeladoras. Palavras de paz, palavras de guerras, palavras de amor, de terror, de temor, palavras de ação, de ingratidão, de protesto e de desolação. Pois bem, como discernir a vida diante de tantas palavras?  Sabe-se que estas palavras agem com tanta intensidade na sociedade causando um frenesi a seus receptores, bem como uma confusão de comunicações e interpretações.

Deste modo, em meio a tantas palavras, temos a Palavra que não passa, isto é, a Palavra de Deus. É ela, “a Palavra de Deus que suscita a fé, que a alimenta e regenera. É a Palavra de Deus que sensibiliza os corações, que os converte a Deus e à sua lógica, que é tão diferente da nossa, e é a Palavra de Deus que renova continuamente a família, a sociedade, a Igreja, enfim as nossas vidas”. 

Percebe-se que mesmo sendo tão evidente o bem que a Palavra de Deus realiza, por vezes ainda é tão esquecida, abandonada e empoeirada em tantos lares? Sabe-se que é a Palavra que inspira, então porque não se deixar inspirar, é a Palavra que ilumina, então porque não se deixar ser iluminado, é a Palavra que conduz, pois bem, por que não se deixar ser conduzido? É bem certo de que há ainda dureza nos corações para abrir-se ao Deus que se comunica com seus filhos e filhas através de sua Palavra proclamada em tantos púlpitos, nas redes, esquinas e veredas.

Além do papel

As facilidades no que tange o acesso à Palavra de Deus são diversas e vão para além do papel, isto é, da tradicional Bíblia impressa. Com a crescente tecnologia e o surgimento de Bíblias digitais, aplicativos para celulares e tantos outros recursos, ficou mais fácil meditar e ler a Palavra de Deus no dia a dia. No entanto, mesmo com tais facilidades, o contato com a Palavra de Deus não é prioridade na vida de tantos cristãos. No coração de cada pessoa há uma necessidade de ouvir a Deus e falar com Ele, desta maneira, a Palavra de Deus é como uma fonte de vida e graça, de encontro de cada pessoa com o Senhor.

Na vivência e escuta da Palavra temos a certeza de que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e para instruir na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3, 16-17). Portanto, deixemo-nos guiar pela Palavra e nos alegremo-nos, pois Deus fala ao nosso coração.

No mistério da revelação de Deus sua Palavra se fez carne e habitou entre nós. Em Cristo, Verbo encarnado, sob a ação do Espírito Santo, a Igreja é como que sacramento ou sinal e instrumento da união íntima com Deus e da unidade de toda a humanidade. Sabe-se que a Palavra de Deus tem seu centro na pessoa de Jesus, por isso, celebramos e festejamos a Palavra que é lâmpada para os caminhos de todos aqueles que abraçam a fé e acreditam na ação de Deus por meio do anúncio de seu Evangelho.

A evangelização

Cada cristão é convidado a ser um promotor da Palavra, com o testemunho de vida e evangelização. De tal maneira, que a nossa Igreja evangeliza e anuncia para que cada fiel não se distancie da Palavra de Deus e não restrinja o seu contato com ela somente nas celebrações litúrgicas. É preciso aprofundar sempre mais com reflexões, em oração, em estudo e, sobretudo, com atitude de filhos e filhas que ouvem e praticam a vontade de Deus Pai.

Quero aproveitar a nossa reflexão e te convidar a fazer parte da nossa comunidade de oração no Hozana, “O Pão da Palavra”, e rezar a Palavra conosco todos os dias: Clique aqui para se inscrever.. A nossa comunidade de oração tem como missão evangelizar por meio da partilha, em áudio, o Santo evangelho. Eu, padre José Ronaldo, SCJ, estarei lá com você todos os dias. 

Sendo assim, exercitando o contato orante com a Palavra de Deus, teremos sempre a convicção de que “o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com as nossas mãos, acerca do Verbo da Vida, é o que nós vos anunciamos. Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em união conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. E vos escrevemos tudo isto, para que a vossa alegria seja completa” (1Jo 1,1- 4). Que Deus lhe abençoe sempre e que a Virgem Maria, nossa Mãe, interceda por nós nesta busca constante de realização da vontade de Deus por meio da vivência da sua Palavra.

Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, pelo Hozana.

Tags:
Bíbliaevangelhoevangelizacao
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia