Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Cultura & Viagem
separateurCreated with Sketch.

Sabe por que o Santuário de Aparecida tem tantas capelas?

shutterstock_2023212485.jpg

Shutterstock

O revestimento da fachada da Basílica de Aparecida começou em 2019

A12 - publicado em 11/09/22

Cada uma delas é rica em símbolos e significados

Ao todo, seis capelas compõem o complexo do Santuário de Aparecida. Duas delas estão localizadas dentro da Basílica: uma dedicada ao Santíssimo Sacramento e outra a São José.

O missionário redentorista padre Camilo Junior explica que a tradição de construir outros espaços celebrativos dentro de grandes basílicas vem a partir de Roma, com a Basílica de São João de Latrão.

“A Basílica de São João de Latrão, em Roma, é do século IV, e foi o primeiro templo de pedra que os cristãos puderam construir quando Constantino permitiu que eles manifestassem a sua fé. Dentro dessa Igreja, foram construídas duas capelas: de São João Batista e de São João Evangelista. Então, é próprio nas grandes igrejas, principalmente Basílicas ter, além do Altar principal onde está a imagem do santo, santa ou de Nossa Senhora, ao qual aquele templo é dedicado, outras capelas laterais, dedicadas a este ou aquele santo.”

No caso da Basílica de Aparecida, além dessas capelas serem importantes para a rotina Pastoral do Santuário, elas também foram pensadas com o propósito de representar a Sagrada Família. “A construção dessas capelas foi estratégica, porque quando você, do Altar Central, olha para o Nicho de Nossa Senhora e para as capelas, percebe a presença da Sagrada Família. Você tem Jesus na Capela do Santíssimo, Nossa Senhora no Nicho e São José, na capela a ele dedicada”, sinaliza padre Camilo.

O sacerdote pontua que é importante saber que o Altar Central é o principal Altar do Santuário e os demais, localizados nas capelas, são chamados de apoio, pois são para atender as demandas das pequenas romarias. “Essas capelas facilitam a participação de grupos menores, já que um movimento de poucas pessoas no Altar Central fica tudo muito distante, enquanto que nas capelas menores, as pessoas podem rezar mais próximas e ter a sensação de uma comunidade mais viva”, completou o missionário.

Outras quatro capelas estão localizadas na parte externa do Santuário: a Capela da Ressurreição e a Capela do Batismo, na esplanada João Paulo II, no pátio do Santuário; a Capela das Velas, à esquerda da Porta Santa, e a Capela das Confissões, no subsolo da Basílica. Esses espaços foram construídos para facilitar a vivência devocional e sacramental do devoto.

Padre Camilo traz alguns elementos que explicam a construção dessas áreas fora da Basílica.

“A Capela das Velas está na parte externa, por conta da fumaça e do próprio fogo, garantindo a segurança dos devotos. Localizada em um espaço reservado e adequado às velas, a capela é própria para a oração pessoal dos devotos, que tem a tranquilidade de acender a sua vela com segurança”.

Já a Capela do Batismo foi construída com o objetivo de acolher o grande número de famílias que buscam o Santuário, a fim de receber esse sacramento. “Se esse espaço para o Batismo fosse dentro do Santuário, seria impossível, pelo grande número de devotos que circulam nos fins de semana e pela programação de celebrações eucarísticas dentro da Basílica”.

A Capela da Ressurreição foi construída com o objetivo de ser o espaço de sepultamento dos bispos da Arquidiocese de Aparecida. “Quando um padre se torna bispo, a igreja é a esposa dele. Por isso, ele permanece nela por memória a essa união. E a basílica, sendo uma catedral, é o local onde os bispos da diocese são sepultados.”

A Capela das Confissões é um espaço de preparação para o Sacramento da Reconciliação.É onde acontece o rito penitencial e também é usada para acolher grupos pequenos de romarias, que buscam fazer um momento de oração.

As seis Capelas do Santuário de Aparecida trazem em sua arquitetura um projeto artístico especial para cada uma, rico em símbolos e significados. Vale a pena a visita para a oração e contemplação da arte de cada espaço.

Para conferir as fotos das capelas, acesso o site a12.com

Tags:
AparecidaBrasilMariaSantuários
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia