Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como criar “momentos sagrados” em um dia agitado

shutterstock_1721091958.jpg

Shutterstock / fizkes

Zoe Romanowsky - publicado em 12/09/22

Dicas infalíveis para você definir momentos de oração ao longo do dia, apesar da rotina cheia de compromissos

Na correria da vida diária pode ser difícil encontrar tempo para elevar nossos corações e mentes a Deus. Mas há momentos comuns durante um dia normal que nos oferecem oportunidades de nos conectarmos com Aquele que mais nos ama.

O maior desafio é lembrar de fazer essa conexão, é claro. Muitas vezes estamos focados na tarefa do momento e no que devemos fazer a seguir. Portanto, o segredo é criar o hábito de aproveitar esses momentos! E uma maneira de fazer isso é através de lembretes – seja colocando pequenas recados em um lugar que você os verá, configurando alarmes no telefone ou ligando a prática da oração a algo que você faz todos os dias – como quando você se senta para comer ou quando entra no carro para dirigir ir para o trabalho.

Aqui estão algumas das horas do dia em que você pode querer fazer uma pausa e dedicar-se a uma breve oração, conversar com o Senhor ou apenas ficar em silêncio, a fim de contemplar a bondade, beleza e a providência de Deus. Verdade seja dita, qualquer momento pode ser um “momento sagrado”, então escolha o que faz sentido para você santificar seu dia atarefado…

Primeiro momento: ao acordar

Antes mesmo de abrir os olhos ou levantar-se da cama, agradeça a Deus pela oportunidade do descanso e peça a Ele que esteja com você durante todo o dia. Você também pode fazer uma oração matinal antes de dar início aos seus compromissos pessoais e profissionais.

Ao se vestir, tomar banho ou escovar os dentes

Os pequenos rituais que fazemos para nos preparar para o dia nos oferecem a chance de agradecer a Deus pela água limpa em nossa casa, pelas roupas para vestir e por todas as maneiras como Ele cuida de nós. Também podemos aproveitar esses momentos para pedir a Ele que abençoe o nosso dia.

No café da manhã, almoço ou jantar

Qualquer tempinho antes das refeições é perfeito para tirar um momento para abençoar o alimento que você está prestes a receber. Esses momentos também devem chamar sua atenção para como seu Pai celestial fornece sustento para sua sobrevivência e prosperidade.

Depois que os filhos vão para a escola

Você pode querer abençoar seus filhos antes que eles saiam, mas depois que eles forem embora também é um bom momento para se recompor, respirar fundo e conectar-se com Deus.

Quando você entra no carro para sair para o trabalho

O momento antes de sair de casa é perfeito para lembrar de seu anjo da guarda e pedir a proteção de Deus para você e seus entes queridos. Você também pode usar seu trajeto para fazer uma oração mais longa, ouvir boa música ou apenas ficar em silêncio.

Quando você perceber que está se sentindo cansado, ansioso, frustrado ou entediado

Que melhor momento para parar e elevar seu coração e sua mente a Deus do que quando você está preocupado ou infeliz com alguma coisa? Temos muitos momentos como esses na vida. E eles são uma ótima oportunidade para fazer uma pausa e rezar. Isso ajuda a mudar nosso foco e nos leva a um estado mais pacífico e cheio de esperança.

Quando você inicia ou termina um exercício físico

Antes de se exercitar, ou mesmo durante o treino, você pode tirar um momento para fazer uma oração de agradecimento por seu corpo e sua saúde. Ou, se você der um passeio para fazer um tipo de exercício mais suave, você pode rezar ao longo do caminho.

Na hora de dormir

No final de um dia longo e agitado, é ótimo tirar um momento e entregar a Deus tudo o que aconteceu nele. Você pode fazer um exame de consciência noturno, mas, independentemente disso, reservar um momento para terminar seu dia dedicando tempo ao Senhor ajuda a aprofundar sua vida espiritual e o prepara para um sono reparador.

Tags:
FamíliaOraçãoTrabalhoVida Cristã
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia