Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que João Paulo II disse que a parábola do filho pródigo deveria mudar de nome?

Parábola do filho pródigo

Brooklyn Museum

A parábola do filho pródigo, por Tissot

Philip Kosloski - publicado em 13/09/22

Ele chegou até a dar outro nome para a parábola, destacando a misericórdia que o pai demonstra na passagem bíblica

Você certamente já conheceu a parábola do filho pródigo. É a história do filho que renuncia a seu pai, mas depois retorna a ele e se arrepende de seus erros.

Em uma homilia de 1999, São João Paulo II chegou a dizer que esta parábola deveria ser renomeada:

“A parábola sublime que se costuma chamar «do filho pródigo» deveria ser denominada do «pai misericordioso» (cf. Lc 15, 11-32)”.

João Paulo II explica seu raciocínio, focando no amor misericordioso que o pai demonstra na parábola:

“O pai misericordioso, que abraça o filho perdido, é o ícone definitivo do Deus revelado por Cristo. Antes de mais e sobretudo, Ele é Pai. É o Deus Pai que estende os seus braços misericordiosos de bênção, esperando sempre, nunca forçando nenhum dos seus filhos. As suas mãos sustentam, estreitam, dão vigor e ao mesmo tempo confortam, consolam, acariciam. São mãos de pai e contemporaneamente de mãe.”

São João Paulo II acreditava que o foco principal desta parábola deveria ser o amor misericordioso do pai e como esse mesmo amor é estendido a todos nós:

“Compreende-se, à luz desta revelação do rosto e do coração de Deus Pai, a palavra de Jesus, que transtorna a lógica humana: «Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento» (ibidem, 15, 7). Como também: «Há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende» (ibidem, 15, 10).”

Assim, ao chamar a parábola do filho pródigo de “parábola do pai misericordioso”, João Paulo II enfatiza o amor abundante de Deus revelado na história.

Tags:
AmorBíbliaFilhosMisericórdiapais
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia