Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

7 em cada 10 brasileiros são contra a legalização do aborto, afirma pesquisa

Grande parte dos católicos alemães dizem apoiar aborto em alguma medida

Primeiya | Shutterstock

Reportagem local - publicado em 15/09/22

A pesquisa mostra que, entre os entrevistados que se dizem contra o aborto, a grande maioria declara ter uma religião

A grande maioria dos brasileiros é contra a legalização do aborto. É o que aponta uma pesquisa do Ipec (ex-Ibope) encomendada pelo Grupo Globo e divulgada em 13 de setembro de 2022.

A pesquisa, que também apurou intenções de voto para as eleições deste ano, entrevistou 2.512 pessoas em 158 municípios.

Segundo o levantamento, 70% dos entrevistados disseram que não concordam com a ideia de descriminalizar o aborto no Brasil, 8% afirmaram ser nem a favor nem contra e 20% acham que o aborto deve ser legalizado no país. Os outros 2% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa ainda aponta que a rejeição ao aborto é maior entre evangélicos (84%), pessoas que estudaram até o ensino fundamental (80%) e residentes na região Centro-Oeste (77%).

Por outro lado, a rejeição é menor entre os entrevistados mais jovens (entre 16 e 24 anos), pessoas com ensino superior e aqueles que disseram não ter religião ou que não se declaram católicos ou evangélicos.

O aborto no Brasil hoje

Atualmente, a lei brasileira permite o aborto nos casos de gestação de feto com anencefalia, gravidez decorrente de estupro ou quando a gravidez apresenta risco de vida para a mãe. A pena é de detenção de um a três anos para mulheres que provocam o aborto em si mesma ou permitem que outra pessoa o cometa.

Uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federam propõe mudanças, a fim de ampliar a legalização do aborto Brasil. Trata-se da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017 (ADPF 442), que foi apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2017 e propõe a descriminalização do aborto até a 12.ª semana de gestação. Ainda não há previsão de quando a matéria irá a plenário.

Tags:
AbortoBrasilGravidezVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia