Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 18 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Nicarágua: piora o estado de saúde do bispo preso pela ditadura

NICARÁGUA

Diócesis de Matagalpa

Francisco Vêneto - publicado em 23/09/22

Irregularmente detido há mais de um mês, dom Rolando tem problemas cardíacos

Está piorando o estado de saúde do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, preso em 19 de agosto pela ditadura da Nicarágua.

Segundo o jornal local La Prensa, agravaram-se em particular os problemas cardíacos de dom Rolando, que segue em prisão domiciliar irregular, sem perspectiva de julgamento e até mesmo sem acusação formal.

As fontes do jornal são “ligadas à conferência episcopal”, mas, obviamente, não foram identificadas para preservar a sua própria segurança. À redação de La Prensa, as testemunhas consultadas afirmaram:

“Não temos muita informação. Nós realmente sabemos o que todos sabem: dom Rolando está em sua casa, com seus problemas de saúde, pois, antes de ser sequestrado, ele ia regularmente ao médico, já que tem problemas cardíacos. E toda a situação se agravou”.

O bispo ficou 15 dias sitiado na cúria episcopal de Matagalpa, no início de agosto, com a polícia bloqueando entradas e saídas por ordem do ditador, Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda.

Na madrugada de 19 de agosto, a polícia invadiu a cúria e prendeu o bispo e mais sete pessoas: os padres Ramiro Tijerino, José Luis Diaz, Sadiel Eugarrios e Raúl González, os seminaristas Darvin Leyva e Melquín Sequeira e o leigo Sergio Cárdenas. Todos foram levados para o presídio de El Chipote, na capital, Manágua, conhecido como centro de torturas perpetradas pelo regime sandinista contra seus adversários. Dom Rolando foi transferido depois para a casa de seus pais, onde permanece em prisão domiciliar até hoje.

No presídio de El Chipote também está o padre Oscar Benavidez, da diocese de Siuna.

Em 15 de setembro, o Parlamento Europeu exigiu a libertação imediata de dom Rolando e dos demais presos por perseguição religiosa, mediante uma resolução aprovada por 538 votos a favor e 16 contrários.

Nas últimas semanas, mais de 50 sacerdotes da Nicarágua já se viram forçados a pedir refúgio em países vizinhos.

Tags:
BisposditaduraIgrejaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia