Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Comunidade Shalom comemora 40 anos com encontro de missionários com o Papa

Pope-Francis-general-audience-Antoine-Mekry-ALETEIA

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 25/09/22

O evento vem sendo organizado desde o início de 2022 por uma equipe de voluntários

Dos dias 23 a 28 de setembro, a Comunidade Católica Shalom reúne missionários do mundo inteiro para comemorar o aniversário de 40 anos de fundação, em Roma e Assis. Com o tema “Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”, o evento terá uma programação de visita às principais basílicas das cidades italianas e um encontro com o Papa Francisco.

A viagem, que acontece a cada cinco anos, é uma oportunidade de peregrinação que relembra e atualiza a experiência dos membros consagrados da comunidade com o sucessor de Pedro, primeiro Papa e fundador da Igreja Católica. Além disso, o momento também marca a comemoração de 40 anos da entidade reconhecida pelo Vaticano no ano de 2012.

Segundo o organizador e membro da Comunidade Católica Shalom, Padre Franco Galdino, o evento vem sendo organizado desde o início de 2022 por uma equipe de voluntários de 40 missionários, e a expectativa maior é para o encontro com pontífice no penúltimo dia da viagem, 26 de setembro, às 9h30 da manhã.

“O que faz brilhar os nossos olhos e toda a equipe de serviço é preparar o encontro da Comunidade Shalom com o santo Papa, que para nós é muito significativo, já que a comunidade nasceu há 40 anos do jovem Moyses, fundador da associação, que diante do sucessor de Pedro, o Papa João Paulo II, ofertou a sua vida e se colocou à disposição para servir aqueles que estavam distantes de Cristo e da Igreja”, declarou o padre.

Para a missionária e economista Maria Cláudia, que já participou duas vezes da convenção, e já está Roma, o momento é uma oportunidade de se reunir com a família Shalom e de renovar a oferta de vida aos pés do Papa.

“Minha expectativa é reviver esta experiência como comunidade, além de estar ansiosa para saber o que ele tem a nos dizer neste momento em que comemoramos 40 anos de um projeto de Deus, primeiro para nossa cidade Fortaleza e atualmente em vários lugares no mundo”, afirma ela.

Comunidade Católica Shalom

Criada em 1982 na cidade de Fortaleza, Ceará, a Comunidade Católica Shalom foi fundada por Moysés Azevedo, aos 20 anos, após o missionário ser escolhido pelo arcebispo da capital cearense, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese.

Moysés rezou pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entregou a João Paulo II uma carta em que se colocou à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Completando 40 anos de instituição em 2022, a comunidade está presente em cerca de 26 países ao redor do mundo como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Angola, Reino Unido e Argentina, com mais de dez mil membros engajados em sua obra.

Além da espiritualidade, a associação também investe em diversos projetos de transformação social para crianças, jovens, adultos e idosos, e realiza anualmente o maior festival de música católica da América Latina, o Halleluya.

Tags:
IgrejaleigosReligiosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia