Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 03 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Quem está no inferno pode passar para o céu?

Philip Kosloski - publicado em 27/09/22

A parábola do rico e de Lázaro ajuda a explicar o abismo entre o céu e o inferno

Quem está no inferno pode passar para o céu? Há mitos e contos folclóricos que falam de pessoas que vão até o inferno para salvar seus entes queridos e, de alguma forma, conseguem trazê-los de volta do mundo dos mortos ou levá-los do inferno para o céu.

Isso, no entanto, não é possível de acordo com a doutrina cristã. O próprio Jesus explica, na parábola do rico e de Lázaro, que existe um abismo intransponível entre essas duas realidades eternas:

“Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não o podem, nem os de lá passar para cá” (Lucas 16, 26).

O Catecismo da Igreja Católica também explica que a escolha individual de rejeitar a Deus com plena liberdade e consciência e, portanto, condenar-se ao inferno, é uma escolha definitiva e irreversível:

“Nosso Senhor adverte-nos de que seremos separados d’Ele, se descurarmos as necessidades graves dos pobres e dos pequeninos seus irmãos (629). Morrer em pecado mortal sem arrependimento e sem dar acolhimento ao amor misericordioso de Deus, significa permanecer separado d’Ele para sempre, por nossa própria livre escolha. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa pela palavra «Inferno»” (Catecismo, 1033).

Se escolhemos ir para o inferno, não há como voltar. Nós mesmos nos excluímos do céu com essa escolha permanente.

Tags:
BíbliaCéuDoutrinaInfernoReligiãovida eterna
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!