Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Mulheres nuas profanam cruz em plena Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

JESUS

ZWIEBACKESSER | SHUTTERSTOCK

Francisco Vêneto - publicado em 29/09/22

Comissão de Direito Canônico da OAB-SP divulga nota de repúdio e cobra providências sérias

Duas mulheres nuas profanaram uma cruz instalada no pátio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na noite de 21 de setembro, durante suposto evento artístico organizado por alunos de Comunicação das Artes do Corpo.

A alegada apresentação artística foi filmada e divulgada pelos próprios alunos em redes sociais, mostrando as duas mulheres nuas em simulação de movimentos sensuais junto à cruz. A profanação gerou forte repercussão negativa entre autoridades e parlamentares cristãos, que sustentam que o ato configura crime de vilipêndio.

Os fatos também foram denunciados e repudiados pela Comissão de Direito Canônico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, juntamente com a 116ª Subseção da OAB-SP.

A nota pública de repúdio pede que o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, na qualidade de grão-chanceler da PUC-SP, determine uma investigação e execute as medidas cabíveis contra os responsáveis pelos atos registrados, além de providenciar reforço na segurança do local. O texto pede ainda que seja realizado um ato de desagravo no local da profanação.

Leia a nota na íntegra:

“Nota Pública de Repúdio

Repúdio a atos perpetrados por mulheres que vilipendiaram a cruz situada no campus Perdizes da PUC-SP

A Comissão Especial de Direito Canônico da OAB-SP e a 116ª Subseção da OAB-SP repudiam veementemente os atos perpetrados em 21/09/2022, à noite, nas dependências do campus Perdizes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ao que consta, a pretexto ‘artístico’, duas mulheres nuas simularam movimentos sensuais ao redor da tradicional santa cruz chantada no centro do chamado ‘prédio velho’.

É mister que o grão-chanceler da universidade, Sua Ema., Dom Odilo P. Scherer, inquira o ocorrido, a fim de eventualmente tomar providências de vários níveis, a saber, criminais, cíveis, administrativas e canônicas contra as infratoras e outros responsáveis.

Com efeito, as atitudes das duas senhoras desarroupadas aparentemente subsomem-se ao tipo penal do cânon 1369: ‘Qui rem sacram, mobilem vel immobilem, profanat iusta poena puniatur’ (em vernáculo: ‘Quem profana coisa sagrada, móvel ou imóvel, puna-se com justa pena’). Além disso, Sua Ema. precisa incontinenti intensificar a segurança, pois, fato vil semelhante ocorrera em passado recente no mesmíssimo local.

A providência mais importante consiste em expediente litúrgico de desagravo: o santíssimo sacramento ou, ao menos, um sacramental, celebrado no sítio que se profanou.

São Paulo, 24 de setembro de 2022″.

A nota é assinada por Terezinha Fernandes de Oliveira, presidente da 116ª Subseção da OAB-SP; Edson Luiz Sampel, presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da OAB-SP; e Dávio Antônio Prado Zarzana Júnior, vice-presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da OAB-SP.

Tags:
ArteIdeologiaIgrejaJustiçaPerseguiçãoReligião
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia