Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 03 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Quem são os santos protomártires do Brasil, celebrados em 3 de outubro

Francisco Vêneto - publicado em 03/10/22

Eles se recusaram a ser convertidos à força ao calvinismo e foram barbaramente assassinados por invasores holandeses no Nordeste do país

Os santos protomártires do Brasil, celebrados pela liturgia católica no dia 3 de outubro, são, oficialmente, os primeiros santos mártires do país.

Trata-se dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros.

Todos eles foram assassinados porque se recusaram a renegar a fé católica no período da invasão holandesa no Nordeste brasileiro, entre os anos de 1630 e 1654. Durante aquele período histórico, os invasores tentaram obrigar os católicos a se tornarem calvinistas e chegaram a proibir a celebração da Santa Missa na região sob sua ocupação.

Em 16 de julho de 1645, o pe. André de Soveral e 70 fiéis foram assassinados de modo bárbaro por 200 soldados holandeses e um grupo de indígenas potiguares influenciados por eles. O martírio foi sofrido em plena Santa Missa, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Canguaretama, litoral do atual Rio Grande do Norte.

Passados apenas três meses, um novo massacre foi perpetrado em Uruaçu, também em território do que hoje é o Estado potiguar. Ali, em 3 de outubro de 1645, foram executados o pe. Ambrósio Francisco Ferro e o fiel leigo Mateus Moreira. Testemunhos relatam que o coração de Mateus lhe foi arrancado selvagemente pelas costas e que, antes de morrer, ele bradou:

“Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”

São João Paulo II beatificou os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros no dia 5 de março de 2000. O nome “protomártires” já tinha sido escolhido por ocasião da visita apostólica de São João Paulo II a Natal em 13 de outubro de 1991, durante o XII Congresso Eucarístico.

O Papa Francisco celebrou a cerimônia de canonização dos agora Santos Protomártires do Brasil no dia 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro.

Tags:
BrasilMártiresPerseguiçãoSantosTestemunho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!