Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Santos Arcanjos: a maneira habitual de Deus agir em nossas vidas

archangels

Steve estvanik | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 03/10/22

Entenda o que Gabriel, Rafael e Miguel representam no nosso relacionamento com Deus

Quando falamos em Santos Arcanjos, impossível não nos lembrarmos do diálogo de Jesus com Natanael. Na conversa, Ele se refere a uma imagem misteriosa que menciona precisamente os anjos:

“Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”

Jo 1,51

Longe de mim querer aprofundar numa reflexão sobre a angelologia, mas gostaria de aproveitar para dizer algo sobre o modo ordinário como Deus age em nossas vidas. Muitas vezes temos o equívoco de imaginar Deus como alguém essencialmente fora da realidade. Jesus afirma que é Ele, em vez disso, quem se tornará uma ponte entre o céu e a terra. Por meio de Jesus, a pessoa “sobe e desce”.

Experimentar Deus

Mas o que isso significa em termos existenciais? Experimentar Deus significa experimentar uma novidade que introduz um novo sentido na vida, que é novo não só porque é inédito, mas porque tem o poder de dar sentido a todas as coisas. O anúncio desse novo significado que muda nossas vidas é representado por Gabriel.

Mas a experiência de Deus é também a experiência de ser levado a sério em nossa fraqueza. Cada um de nós precisa de alguém para nos curar em nossas feridas e não para nos julgar. Essa ação compassiva e calmante de Deus é representada por São Rafael. 

Finalmente, cada um de nós, em nosso relacionamento com Deus, precisa ser capaz de se sentir seguro frente a tudo que está contra nós. Ou seja, temos que enfrentar aquele que não apenas quer apagar o sentido e nos ferir, mas que, acima de tudo, quer destruir nossa convicção de que somos amados. Esta proteção particular é representada por São Miguel.

Tags:
AnjosDevoçãoMalSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia