Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como trazer os ensinamentos de São Francisco de Assis para o dia a dia

SAN FRANCESCO STATUA

Enrico Spetrino|Shutterstock

Cerith Gardiner - publicado em 06/10/22

 O fundador dos franciscanos incorporou todas as virtudes da nossa fé e nos inspira a seguir seu exemplo

São Francisco de Assis morreu no século 13, mas seus ensinamentos são tão atuais como eram séculos atrás. O fundador dos franciscanos incorporou todas as virtudes da nossa fé e nos inspira a seguir seu exemplo.

Mas como trazer seus ensinamentos para o nosso dia a dia? Abaixo, apresento algumas sugestões.

Faça pequenos sacrifícios

São Francisco abriu mão de suas riquezas para seguir o caminho de Deus. Ao abraçar a pobreza, ele se aproximou Dele e ficou livre para ver Deus em ação. Na realidade, você não vai abandonar seu lar e sua família para desenvolver um relacionamento mais profundo com Deus; existem outras maneiras de conseguir isso.

Você pode fazer uma pausa nas telas e nos eletrônicos ou jejuar de seus alimentos favoritos em determinados dias. Você pode ficar sem guloseimas extras e doar aos pobres o dinheiro que utilizaria para comprá-las. Quaisquer pequenos sacrifícios que oferecemos a Deus podem nos ajudar a nos aproximarmos Dele.

Viva o Evangelho

No Testamento de São Francisco, o frade revelou: “E depois que o Senhor me deu frades, ninguém me ensinava o que deveria fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que deveria viver segundo a forma do santo Evangelho.”

Portanto, ao viver uma vida de amor, você estará vivendo o Evangelho. Sabemos que nem sempre é fácil amar certas pessoas em sua vida, mas se você dedicar um tempo para conhecê-las você pode entendê-las e amá-las.

Perdoe

São Francisco era um homem de amor. Ele implorava a todos nós que perdoássemos, a fim de levar os pecadores para mais perto de Deus através do perdão constante.

Você pode honrar o frade confessando-se para pedir perdão por seus próprios pecados, mas também pode perdoar aqueles que te ofenderam. Nem sempre é fácil perdoar; pode levar anos. O caminho é rezar a Deus para receber essa graça.

Busque a paz

São Francisco era um homem de paz e queria compartilhar a importância dela. Sua saudação era “Paz e Bem” e a oração inspirada por ele fala sobre tornar-se um canal da paz de Deus. Sim, você pode se tornar um embaixador da paz. Como? Por meio de suas ações, reações e gratidão.

Portanto, reserve um tempo para ser esse canal da paz de Deus.

Proteja a criação de Deus

São Francisco era conhecido por seu amor pelos animais. Ele cuidava com amor deles e nos encorajava a fazer o mesmo. Não é uma questão de sair e comprar um animal de estimação; é mais uma questão de apreciar que tudo o que Deus criou é precioso.

Portanto, você pode ajudar a fornecer comida e água aos animais vulneráveis ou pode colocar uma casinha de pássaros em uma árvore. Você também pode fazer um esforço para cuidar do meio ambiente, afim de que todas as criaturas de Deus – celebradas no belo cântico de São Francisco – tenham um belo lugar para viver.

Procure a alegria

“O diabo fica mais feliz quando pode arrancar de um servo de Deus a verdadeira alegria de espírito”, compartilhou São Francisco de Assis. Então, vamos manter o diabo à distância, encontrando a alegria que vem ao louvar a Deus e servi-lo.

Isso pode ser feito de muitas maneiras. Você pode reservar um tempo para considerar as alegrias de seguir sua fé. Você também pode compartilhar essa alegria com sua família e amigos. Pense também em outras maneiras de viver sua fé em sua vida cotidiana, encontrando tempo para rezar e honrar a Deus por meio de seu trabalho ou missão.

Tags:
CriaçãoPazSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia